gusga

742 palavras 3 páginas
Questões Filme Última Parada 174:
1. Você considera que Sandro é uma vítima ou é um vitimizador?
Sandro teve uma aproximação adequada para mudar de vida e seguir adequadamente ao que o Estado manda. Com a perda da mãe ficou desnorteado e encontrou algum tipo de felicidade vivendo nas ruas e consumindo drogas. Ele era rapaz que teve uma vida muito sofrida em decorrência das desigualdades econômicas e sociais que enfrentou.

2. Os protagonistas do filme puderam eleger livremente sua forma de vida? O que você acha que levou uma criança ”comum” a se tornar no sequestrador do ônibus 174?
O que levou a Sandro a se tornar o sequestrador do ônibus 174 foi a influência que recebeu e a forma que aprendeu a viver, ele cresceu em meio ás drogas e o tráfico.

3. Você acha que a desigualdade e a exclusão social foram determinantes nos acontecimentos da vida dos protagonistas? Viver à margem os levou a virarem marginais no sentido pejorativo da palavra, os principais fatores que determinaram a vida dos protagonistas foram a desigualdade e a exclusão social.

4. Quem você considera que causa os atos de violência no filme?
A influência, a desigualdade e a exclusão social.

5. Quem é mais violento: o Estado (polícia) ou Sandro?
Sandro sabe que não é bandido e vai libertando os reféns aos poucos, ele se vê numa situação em que pensa que a única saída é declarar que estava sequestrando o ônibus. Porém, a polícia foi treinada para aquela situação e faz apenas o que foi mandada.

6. Os meios de comunicação visibilizam os fatores geradores dos atos de violência? Especifique qual foi o papel dos meios de comunicação no momento do sequestro.

Em nenhum momento é lembrado o contexto em que vivem os jovens brasileiros que se veem sem alternativa ao crime, fazem com que a população que assiste aos fatos em suas residências entendam que Sandro é um bandido e se voltem contra ele e outras pessoas que vivem essas situações. Os meios de comunicação passam a ideia de que Sandro

Relacionados