Gurra do Vietnã

425 palavras 2 páginas
No dia 8 de março de 1965 os Estados Unidos invadiram o Vietnã com mais de 4 mil homens mandados pelo presidente Lindon B. Johnson, entrando diretamente na guerra que é considerado o mais violento conflito da segunda metade do século XX. A Guerra do Vietnã.
Para entender melhor o conflito é preciso saber que durante a Segunda Guerra, o Japão invadiu e dominou esta região. Com o objetivo de combater os orientais, os vietnamitas.
Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra. Quando esta terminou, começou o processo de descolonização, que originou uma luta entre tropas francesas e guerrilheiros do Viet Minh a Liga para a Independência do Vietnã. Derrotados, os franceses tiveram que aceitar a independência.
O estopim da guerra se deu quando o norte atacou uma base militar estadunidense no sul. Até 1964, a guerra restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul. Foi nessa época que os Estados Unidos resolveram entrar no conflito diretamente, mandando soldados e armamentos de guerra.
Não demorou muito para que os Estados Unidos se dessem conta de que perderiam a guerra. Mesmo com sua avançada tecnologia, os estadunidenses não possuíam o conhecimento e experiência de lidar com aquele tipo de área existente no Vietnã, coisa que os vietnamitas possuíam.
Em 1968, as tropas do norte e os vietcongs fizeram a chamada Ofensiva do Tet, ocupando inclusive a embaixada americana em Saigon. Isso fez com que os americanos sofressem sérias derrotas.
A guerra continuava e os americanos não estavam muito felizes. Em 1972, durante o governo do presidente Nixon, os Estados Unidos bombardearam a região de Laos e Camboja utilizando, inclusive, armas químicas, mas não adiantou, pois os guerrilheiros continuavam lutando.
Pode ser considerado a década de 60 o mais sangrento conflito da guerra. Os guerrilheiros se saíram melhor, principalmente pelas vantagens geográficas, já que conheciam bem a região. Os americanos se retiraram do conflito em 1973;

Relacionados

  • Trabalho ADS
    1156 palavras | 5 páginas