Gurgel

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014


João Augusto Conrado do Amaral Gurgel
Nasceu no dia 26 de março de 1926, na cidade de Franca – SP, filho de Romeu do Amaral Gurgel e Maria H Conrado. Foi casado com Carolina Barbosa, e teve três filhos: Fernando Barbosa do Amaral Gurgel, Maria Cristina Barbosa do Amaral Gurgel e Maria Cecília Barbosa do Amaral Gurgel.
Formou-se engenheiro na Escola Politécnica de São Paulo em 1949,pós-graduado nos Estados Unidos pela General Motors Institute, em 1953.Trabalhou na Buick Motor Corporation e na General Motors Truck and Coach Corporation.
Desde sua juventude, sonhava em fazer um carro totalmente brasileiro, tanto que em sua formatura da Escola Politécnica de São Paulo, apresentou um pequeno veículo de dois cilindros, batizado Tião. Como projeto pedido foi um guindaste, quase éreprovado. Ouviu então de seu professor: "Carro não se fabrica, Gurgel, se compra”.
Se há alguém que acreditou no Brasil, esse é João Gurgel. Ao longo de mais de 25 anos, produziu mais de 40 mil veículos genuinamente brasileiros. João Gurgel ousou, sonhou, criou, produziu, empregou, vendeu, exportou e revolucionou, conseguindo independência tecnológica no Brasil.
De personalidade forte, reverenciadopor muitos e criticado por tantos outros, Gurgel não se furtou a deixar claras e definidas suas posições e opiniões.
Com 32 anos em 1958, criou a Moplast Moldagem de Plásticos e começou a desenvolver projetos próprios, tornando-se fornecedor de luminosos para diversas empresas brasileiras.
Com 4 funcionários e 50 mil dólares, ele criou em 1º de setembro de 1969 a sua fábrica de carros, na cidadede Rio Claro, interior de São Paulo, à Gurgel Motores S/A. Ele produziu 40 mil veículos, que exportou para vários países.
Seu primeiro modelo foi um Bugue batizado como Ipanema, que utilizava chassi, motor e suspensão Volkswagen. Em 1973, chegava o Xavante, primeiro veículo de sucesso da marca.
Em 1974, Gurgel surpreendeu ao apresentar o Itaipu, primeiro carro elétrico 100% nacional. Apesar dodesign exótico, o veículo tinha dimensões compactas, possuía dois lugares e podia ser recarregado em qualquer tomada doméstica. Um dos modelos elétricos era um compacto urbano, chamado de CENA (Carro Elétrico Nacional). O projeto, entretanto, não vingou por falta de investidores.
Em 1979 lançou o utilitário X15, com versões de cabine simples e dupla e furgão. O exército brasileiro, cliente delonga data da Gurgel, adotou o veículo para o transporte dos militares.
Em 1981 chegava o XEF, um carro urbano de três-volumes e dimensões compactas. O veículo não fez sucesso por conta do alto preço.
Em 1984, o lançamento do Carajás firmou a imagem da marca no segmento de fora-de-estrada.
Em setembro de 1987, Gurgel ressuscitou a sigla CENA ao apresentar o primeiro minicarro produzido pelamontadora.
Uma nova evolução do projeto chegaria em 1992. Batizado de Supermini, o compacto tinha carroceria de plástico com garantia de 100 mil quilômetros e era livre de corrosão. O modelo durou até 1993. Uma última variação do Supermini, chamada de Motomachine, chamava a atenção por soluções como as portas transparentes. Porém, poucas unidades foram produzidas.
Com muitas dívidas e sofrendo com aconcorrência das montadoras brasileiras, a fabricante pediu concordata na metade de 1993. Em uma última tentativa de se salvar, a empresa entrou com um pedido de financiamento no valor de 20 milhões de dólares, que foi negado pelo Governo Federal. O Gurgel Motores encerrou suas atividades em 1994.
Em abril de 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos (produtor de triciclo rural eempilhadeira) adquiriu a marca Gurgel. O registro desta encontrava-se expirado no INPI desde 2003. Para tornar-se seu proprietário desembolsou o valor de R$ 850,00.
Sofrendo do mal de Alzheimer havia oito anos, João Gurgel morreu no dia 30 de janeiro de 2009, aos 82 anos, na sua casa, na cidade de Rio Claro - São Paulo.


ALGUMAS FRASES CRIADAS POR JOÃO GURGEL
“A satisfação psicológica é uma espécie...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GUrgel
  • GURGEL
  • Trabalho Gurgel
  • Maria Gurgel De Magalh Es
  • ENTREVISTA COM GURGEL 1
  • ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR RAIMUNDO GURGEL
  • miriam gurgel projetando espaços comerciais
  • apeamento de Processos Flavia Gurgel Organização de Eventos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!