guipedroza

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
Introdução.

Neste trabalho, vamos falar sobre pensamento mítico, no qual fala sobre as dificuldades que o homem antigamente tinha para explicar os acontecimentos da natureza, tais como a chuva, ofogo, as guerras, o amor, entre outras coisas. A busca para a resposta desses acontecimentos se originaram nos mitos, no qual tinha a função de explicar o mundo.








Desenvolvimento.Os mitos da Antiguidade era narrativas espontâneas que procuravam dar sentido ao mundo e à existência humana, ou seja, explicar o mundo e os seus acontecimentos. Através de deuses, heróis e figurasfantásticas, o homem tentava compreender o mundo ao seu redor. Assim o mundo heroico servia de modelo para o mundo humano.
Por muito tempo, durou o pensamento mítico, e hoje nos ajuda a revelar ahistória de diferentes civilizações. Ultimamente, questionamos as hipóteses e os mitos antigos os quais são reconhecidos como etapas da construção histórica do pensamento e raciocínio humano. Na Grécia, avários séculos , os primeiros filósofos começaram a achar insatisfatórias as explicações dadas pelos mitos. Por esse motivo, começaram a procurar uma nova forma de conhecimento, na qual poderia serexplicado e ser compreendido pela razão humana. Algumas pessoas acreditam que os mitos são explicações mentirosas ou desenvolvidas para enganar, mas na realidade serviam para explicar os acontecimentosno qual não havia respostas cientificas.
Segundo o filosofo Aristóteles, o mito poderia ser o inverso da verdade, mais também poderia ser algo próximo a ela e que nos ajude a melhor compreende-la.Nesse aspectos, aproxima-se do senso comum. Deve-se entender por senso comum o caminho para explicar ou resolver determinado problema.
O mito corresponde não uma forma cientifica de explicação dosfenômenos a nossa volta, e sim a forma simbólica, no qual esta presente em nossas culturas inclusive na atualidade. Por outro lado, os mitos pretendem dar explicações definitivas e universais dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!