Guindaste Eletroim 2014

1020 palavras 5 páginas
CONSTRUÇÃO DE UM GUINDASTE ELETROMAGNÉTICO
PARA FINS DIDÁTICOS

Adenilson L. de Oliveira, Alexsandro de S. Ferreira, Guilherme de A. Mello, Higor M. R. Teixeira, Lucas C. Monteiro, Lucas C. de Paiva, Patrick N. de Jesus, Raffael C. da Silva, Thomas C. de Azevedo.

Resumo

A montagem de um guindaste eletromagnético, cujo funcionamento baseia-se na ação de um eletroímã, é um modo simples e barato de introduzir os conceitos de campo magnético gerado por uma corrente elétrica em uma espira condutora. Alunos do Ensino Fundamental poderão construí-lo sem maiores dificuldades e acrescentar o conhecimento de um tópico de Eletromagnetismo ao conteúdo de ciências tradicionalmente estudado. Este artigo apresenta tal montagem e sugere seu uso como recurso didático alternativo.

Palavras chaves: Eletroímã; Eletromagnetismo; guindaste eletromagnético.

Introdução

A existência de forças naturais de origem elétrica e magnética fora observada em contextos históricos independentes, mas só na primeira metade do século XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os alicerces de uma nova concepção da estrutura física dos corpos. No final do século XVIII Charles-Augustin de Coulomb e Henry Cavendish haviam determinado as leis empíricas que regiam o comportamento das substâncias eletricamente carregadas e o dos ímãs. Embora a similaridade entre as características dos dois fenômenos indicasse uma possível relação entre eles, só em 1820 se obteve prova experimental dessa relação, quando o dinamarquês Hans Christian Oersted, ao aproximar uma bússola de um fio de arame que unia os dois pólos de uma pilha elétrica, descobriu que a agulha imantada da bússola deixava de apontar para o norte, orientando-se para uma direção perpendicular ao arame. Pouco depois, André-Marie Ampère demonstrou que duas correntes elétricas exerciam mútua influência quando circulavam através de fios próximos um do outro. Apesar disso, até a publicação, ao longo do

Relacionados

  • APS Guindaste Eletroim 2014
    740 palavras | 3 páginas