guimonteiromarques

327 palavras 2 páginas
Filme: DOGVILLE

Trata-se de um filme muito consagrado e bastante denso, sendo que tais características contribuíram para que considerasse essa tarefa uma aventura.
Dogville, um lugarejo nasMontanhas Rochosas. Grace, uma desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison, porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca,trabalhará para eles. Grace é aprovada, mas quando a procura por ela, os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algobem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.
Com o decorrer da história, Grace intensifica seus trabalhos,mas isso não deixa ninguém mais feliz. Para conquistar a aceitação das pessoas, seus sacrifícios só aumentam, e ao se dispor a fazer o que as pessoas exigem, Grace fica cada vez mais fragilizada. Emrelação a nossa vida cotidiana tipos de relações em que observamos pessoas que se fragilizam por conta de outras, submetendo-se às mais absurdas situações de exploração e violência, para não chocar ofrágil conceito que têm sobre si mesmas e sobre os que os cercam.
Quanto aos outros moradores, no início do filme, recebem a caracterização de “gente boa e honesta”, pessoas que tem esperanças esonhos mesmo sob as mais duras condições. Porém, como a melhor maneira de conhecer as pessoas é conviver com elas, à medida que o filme avança podemos fazer uma real avaliação dos moradores de Dogville:mostram-se fracos, corruptíveis, vaidosos e carrascos. Uma fala do filme que me marcou muito é: “Como uma pessoa que ama a luz, deixa a cortina fechada?”. Os seres humanos criam mecanismos para sedefender do julgamento dos outros, mas, sobretudo, para se defenderem do julgamento de si mesmas.
A trajetória dos personagens do filme reflete a trajetória de todos os seres humanos quando falamos em...

Relacionados