Guimarães e o Grande Sertão: Veredas

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
Grande Sertão: Veredas! Que palavra poderia definir esta perfeita obra do nosso saudoso João Guimarães Rosa? Como explicar o grande poeta que Rosa foi e sempre será para nós?
Grande Sertão:Veredas é sem dúvidas, uma das mais importantes obras presentes na nossa literatura brasileira, sua forma original, sua linguagem, seus traços estilísticos, a forma como se foi dado cada momento da obra,à torna simplesmente encantadora. GSV[1] é um romance que veio para marcar a nossa literatura brasileira. Publicado em 1956, o romance roseano tem a perfeita e interessante dimensão, são 600 páginas enão tem capítulos. O grande Rosa, trouxe para sua obra GSV os traços linguísticos presentes no modernismo, mas não deixou de lado os traços temáticos regionais, tornando-a assim, uma obra inovada.Grande Sertão: Veredas trata-se de uma bela narrativa, com a predominância de um dialogo monologo, em que Riobaldo, o protagonista da obra Roseana, relata suas aventuras vividas em sua época dejovem jagunço, e entende-se que ele conta essas histórias para um conhecido doutor que chega para visita-lo em sua fazendo, onde ele mora desde que abandonou sua vida de lutas como jagunço.
Na obra énarrado à história da jagunçada que Riobaldo fazia parte, e juntamente com essas histórias de lutas, o grande amor que existe entre Riobaldo e Diadorim toma conta de toda a história. Diadorim era umamoça filha de fazendeiro (Joca Ramiro), e que se vestia de homem para poder lutar juntamente com o bando de Riobaldo, em que ela chegou a torna-se “braço direito” quando ele assumiu o comando do bando.Em GSV, p sertão é o palco principal em que Guimarães faz “o mundo” que se passa todo enredo. Desde o local de encontro de Riobaldo e Diadorim, até as veredas que são mencionadas como local ondeocorre um pacto com o diabo ( Lendo, tudo é esclarecido, uma boa sugestão para instigar o desejo de vocês lerem a obra). Esses espaços criados nesse “mundo roseano” que é o sertão, é possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grande Sertao Veredas Joao Guimaraes Rosa
  • Enredo grande sertão veredas
  • Resumo grande sertão veredas
  • Grande sertão veredas
  • o grande sertao : veredas
  • Grande Sertão Veredas
  • grande sertão veredas
  • Resumo Grande Sertão Veredas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!