Guimarães rosa

Páginas: 4 (794 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
Cordisburgo (MG) a 27 de junho de 1908

Guimarães Rosa, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, trabalha como voluntário na Força Pública. Posteriormente, efetiva-se,  por concurso. Em1933, vai para Barbacena na qualidade de Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria.
O então Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria, após alguns preparativos, seguiu para o Rio de Janeiro ondeprestou concurso para o Ministério do Exterior, obtendo o segundo lugar. Por essa ocasião, aliás, já era por demais evidente sua falta de "vocação" para o exercício da Medicina, conforme ele próprioconfidenciou a seu colega Dr. Pedro Moreira Barbosa, em carta datada de 20 de março de 1934:
Não nasci para isso, penso. Não é esta, digo como dizia Don Juan, sempre 'après avoir couché avec...’Primeiramente, repugna-me qualquer trabalho material só posso agir satisfeito no terreno das teorias, dos textos, do raciocínio puro, dos subjetivismos. Sou um jogador de xadrez nunca pude, por exemplo, com obilhar ou com o futebol.
Faleceu três dias mais tarde na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de novembro.

Eu falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco derusso; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, dohebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito àcompreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração.

Sua estréia nas letras se deu em 1929, ainda como estudante. Escreveu quatro contos:Caçador de camurças, Chronos Kai Anagke (título grego, significando Tempo e Destino), O mistério de Highmore Hall e Makiné para um concurso promovido pela revista O Cruzeiro. Todos os contos foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guimarães rosa
  • GUIMARAES ROSA
  • Guimaraes Rosa
  • GUIMARAES ROSA
  • Guimarães Rosa
  • Guimarães Rosa
  • Guimarães Rosa
  • Guimarães Rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!