Guimarães Rosa

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
 Guimarães Rosa

Nasceu no dia 27 de junho de 1908 em Codisburgo, Minas Gerais. Filho primeiro dos seis de D. Francisca Guimarães Rosa (Chiquitinha) e de Florduardo Pinto Rosa mais conhecidocomo “seu Fulô”, que era comerciante, juiz-de-paz, caçador de onças e contador de histórias.
Desde pequeno se interessava em aprender outras línguas. Com 7 anos iniciou sozinho o estudo do francês. Umfrade que chegou a sua cidade o ensinou holandês e o ajudou a concluir o francês. Após passar por alguns colégios se fixou em Belo Horizonte e ingressou em uma escola de padres alemães. Logo começou aestudar alemão. Também em Belo Horizonte matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 1929.
Ele ainda não tinha se formado quando nesse mesmo ano começou a escrever seuscontos, dando inicio a sua carreira literária. A principio já ganhou prêmio em dinheiro por esses contos, pois participara do concurso oferecido pela revista “O Cruzeiro”. Neste tempo suas obrasainda não tinham a linguagem que o consagrou e marcou a literatura brasileira.
No dia do seu aniversário casou com sua primeira esposa, Lígia Cabral Penna, e teve duas filhas com ela: Vilma e Agnes.Formou-se neste mesmo ano em medicina e foi trabalhar no interior de Minas Gerais, mas depois de ver as dificuldades em locais que não ofereciam condições, e presenciar pessoas sofrendo e até morrendo porisso, o autor abandona a medicina, pois não conseguia conviver com essa realidade. Também trabalhou por alguns anos como Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria, como concursado, mas não largou aliteratura, em seus tempos vagos continuava escrevendo. Mas com o tempo percebeu que aquela não era sua praia, mas sim as letras era o que ele gostava de verdade.
Com o tempo marcou a literaturabrasileira com seu marcante e peculiar jeito de escrever, pois ele usava o neologismo, que é a criação de palavras ou a recriação delas.

Algumas frases e poemas de Guimarães Rosa:

Se todo animal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guimarães rosa
  • Guimarães rosa
  • GUIMARAES ROSA
  • Guimaraes Rosa
  • GUIMARAES ROSA
  • Guimarães Rosa
  • Guimarães Rosa
  • Guimarães Rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!