Guiana Francesa

Páginas: 7 (1723 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A Guiana foi uma colônia holandesa até o século 17, sendo depois colonizada pelos britânicos, em 1815. Após a abolição da escravatura, foram estabelecidos assentamentos de negros e trabalhadores indianos também foram levados para lá para trabalharem nas plantações de açúcar. Essa divisão cultural no país levou a um sistema político tenso e turbulento. Após a independência, em 1966,a Guiana foi governada por regimes socialistas. Em 1992, Cheddi Jagan foi eleito presidente. Em 1997, ele faleceu e foi sucedido por sua esposa, Janet Jagan, que morreu em 1999 devido a problemas de saúde. Desde 1999, Bharrat Jagdeo é quem governa o país. Ele foi eleito duas vezes, em 2001 e 2006.

GUIANA FRANCESA
Guiana significa "Terra das águas" segundo uma expressão indígena.
Trata-se deum atrativo país cheio de natureza selvagem, de cascatas impressionantes e com uma mistura cultural muito interessante. A História da Guiana Francesa segue uma linha sucessiva de ocupações e disputas, sem que o território nunca tenha obtido uma soberania de fato. A Guiana Francesa foi originalmente ocupada por índios da nação aruaque, e o primeiro europeu a atingir seu território teria sido onavegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón. Depois a região foi explorada por ingleses, holandeses, espanhóis e portugueses, até ser oficialmente reivindicado para a França por Daniel de La Touche, o mesmo fundador de São Luís do Maranhão. Entre 1809 e 1817, foi ocupada por tropas luso-brasileiras e manteve um litígio territorial com o Brasil só resolvido em 1900. Atualmente, é uma região da França emigualdade com as demais, sendo o único território da União Europeia na América do Sul continental.
Alguns Dados
ÁREA: 83,5 mil km²CAPITAL: CaienaPOPULAÇÃO: 197 mil (estimativa 2006) MOEDA:  EuroNOME OFICIAL: Guiana Francesa (Guyane) GENTÍLICO: GuianensePAÍS QUE PERTENCE: França (A Guiana Francesa é um território ou departamento da França)CIDADES PRINCIPAIS: Caiena, Kourou, Saint-Georges, Saul,Degrad des Cannes e Saint-Laurent du Maroni.
IDIOMAS: francês (oficial) e dialeto crioulo.
EDUCAÇÃO
A educação na Guiana é mantida pelo governo, através do Ministério da Educação. O sistema de educação da Guiana é similar aos outros países anglófonosda comunidade do Caribe, que são afiliados ao  HYPERLINK"http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Caribbean_Examinations_Council&action=edit&redlink=1" \o "Caribbean Examinations Council (página não existe)" Caribbean Examinations Council (CXC).
O sistema educacional foi baseado no antigo sistema educacional britânico. Os estudantes devem fazer o SSEE (exame para entrar na escola secundária) na sexta série. Eles fazem o (CXC) no final da escola secundária. Recentemente eles introduziram o exame CAPE que todos os outros paísescaribenhos já possuem. O sistema Advanced Level do antigo sistema britânico praticamente desapareceu e agora é oferecido em apenas algumas poucas escolas (em janeiro de 2007). A razão para o focus insuficiente ou as várias disciplinas pode ser atribuído diretamente às escolhas comuns feitas pelos estudantes de se especializar em áreas similares (matemática/química/física ou geografia/história/economia).Com a remoção do sistema Advanced Level que encorajava essa especialização, espera-se que isso vai atrair mais os estudantes a variar seus estudos. A educação ainda não possui a mesma qualidade de estudantes educados necessários para a Guiana para modernizar sua força de trabalho. O país não possui uma crítica massa de especialistas em várias disciplinas e atividades que dependem delas. O sistemaeducacional não se focaliza o suficiente no treinamento de ciência e tecnologia, assuntos técnicos e vocacionais, administração de negócios, nem ciência da computação. Há grandes discrepâncias entre as regiões geográficas do país em relação à disponibilidade e qualidade da educação, e os lugares que dão ensino estão em precárias condições. Para piorar os problemas do sistema educacional, muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guiana francesa
  • guiana francesa
  • Guiana francesa
  • Guiana francesa
  • Guiana francesa
  • 1 Guiana Francesa
  • fronteira geopolítica brasil-guiana francesa
  • A presença créole entre os ameríndios palikur na fronteira brasil/guiana francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!