Guia Pr Tico Para Fotografia Gastron Mica

2048 palavras 9 páginas
Guia prático para fotografia gastronómica
Miguel Guedes 19/06/2014 Dicas e Técnicas 1 Comentário(s) 186 Visitas
Segundo Ivan Lima, “a fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. Cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.”
VOCÊ SABIA QUE… Existem algumas regras básicas que precisa ter em conta quando o assunto é fotografia gastronómica?

Siga estas dicas e…EXPERIMENTE.
DICA 1: Fotografar comida, não envolve só um sentido visual estético. Envolve todos os sentidos harmoniosamente. Para tal a nítidez ocupa um factor fundamental na hora do clique final.
DICA 2: Jogue com a luz natural. Experimente fotografar junto de uma janela e de preferência com uma cortina branca para uma melhor difusão da luz. Se tiver que recorrer a luz artifial NÃO UTILIZE FLASH.Os alimentos são assuntos muito sensíveis. Se recorrer ao flash poderá alterar as suas caracteristicas naturais e transformar uma bela textura numa imagem grundge sem qualquer tipo de interesse. Não caia no erro de iluminar os alimentos de frente. É um dos erros mais frequentes neste tipo de fotografia! “Brinque” com a iluminação e as sombras para conseguir bons resultados.
DICA 3: Utilize um ISO baixo. Utilizar um ISO alto corta o contraste e adiciona o indesejado “grão” ás suas fotos.
DICA 4: Controle a abertura para que seja possivel manter uma profundidade de campo mais interessante, jogando com o foco nos alimentos.
DICA 5: Dependente do ISO + ABERTURA, jogue com a velocidade. Caso necessário, utilize um tripé ou coloque a câmera apoiada numa superficie plana para evitar imagens tremidas.
DICA 6: Sempre que possivel, fotografe em RAW.
DICA7: Embora estas dicas se apliquem a todo o tipo de equipamentos fotográficos, incluindo máquinas compactas e smartphones, se dispõe de equipamento DSRL utilize sempre o MODO MANUAL para obter total controlo da exposição e

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas