Guia para professores síndrome de asperger

Páginas: 17 (4044 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2012
Este guia foi elaborado pelos pais que participaram do fórum sobre síndrome de Asperger do OASIS (Online Asperger Syndrome Information and Support), os textos do fórum foram compilados e editador por Elly Tucker. Esta versão, traduzida para o português, sofreu alterações e adaptações pertinentes ao contexto brasileiro.
 
Para os pais
 
Os pais das crianças, que juntos construíram este guia,esperam que ele auxilie os professores a entender melhor algumas das características das crianças com síndrome de Asperger e em especial as de seu filho.  A seguir é disponibilizada uma carta de apresentação e o guia para professores. Entregue uma carta com o respectivo guia para cada um dos professores que seu filho irá trabalhar neste ano. Uma vez que cada criança apresenta comportamentospeculiares sinta-se livre para usar os itens, que são mais apropriados para descrever o seu filho e/ou para fazer as alterações julgadas necessárias.

Para os professores
 
Caro professor (a) (coloque aqui o nome do professor, faça uma carta para cada profissional)
 
Olá, nós somos os pais do (coloque o nome de seu filho aqui). Nosso filho foi diagnosticado com síndrome de Asperger (SA), que é umtranstorno neurobiológico do espectro autista. Crianças com SA podem apresentar dificuldades em utilizar e compreender comportamentos não-verbais e a desenvolver relacionamentos apropriados com seus colegas, em parte, porque nas suas interações, muitas vezes há a falta de um intercâmbio espontâneo.

Apesar de, na maioria das vezes, ele apresentar interesses intensos e competências em determinadosassuntos, ele também pode apresentar muita dificuldade com a organização. Crianças com SA podem apresentar falta de empatia, ter dificuldades com problemas sensoriais e muitas vezes elas se apóiam fortemente em rotinas.

Você vai perceber que o nosso filho tem muitos pontos fortes. No entanto, listamos abaixo algumas questões que podem surgir à medida que você trabalhar com ele. Alguns doscomportamentos que você vai observar ao longo do ano não estão sob seu controle, eles não são intencionais, não é resultado de dolo ou de mau comportamento. Às vezes o nosso filho simplesmente não sabe como responder apropriadamente em determinadas situações. Sem dúvida, você irá também desenvolver suas próprias estratégias que serão úteis nessas situações.

Por favor, fique a vontade para noschamar a qualquer momento para falar sobre o nosso filho ou se tiver dúvidas sobre a Síndrome de Asperger. Nós podemos ser contatados por meio de: (disponibilize aqui todas as formas de contato com sua família, telefone, celular, email etc).


Sinceramente, agradecemos a sua caminhada conosco e por fazer parte da história do nosso filho!
 
[pic]
 
Síndrome de Asperger: Guia para professoresFonte: Online Asperger Syndrome Information and Support
Elaborado pelos pais que participaram do fórum sobre Síndrome de Asperger do OASIS
Compilado e editado por Elly Tucker Tradução livre e adaptação de Ubiratan Bueno

Comportamentos Gerais
 
• Esta síndrome é caracterizada por um tipo de desenvolvimento peculiar como se fosse uma espécie de "queijo suíço", ou seja, algumas coisas sãoaprendidas de forma adequada à idade, ou até antecipada, como por exemplo a leitura (hiperlexia), ao passo que outras coisas podem ficar para trás ou estar ausentes. Além disso, as crianças podem ter habilidades anos à frente do desenvolvimento normal (por exemplo, uma criança pode compreender os princípios matemáticos complexos, da mesma forma que poderá não será capaz de se lembrar de trazer asua lição de casa).
• É importante salientar que mesmo quando uma criança com SA aprende alguma coisa em uma dada situação, nem sempre ela se lembrará automaticamente ou será capaz de generalizar a aprendizagem para novas situações.
• Nosso filho criança reage bem ao estilo positivo e paciente de ensino. De um modo geral um adulto falando com uma voz calma e ponderada vai colher muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SINDROME DE ASPERGER
  • síndrome de asperger
  • Sindrome de asperger
  • Sindrome de asperger
  • síndrome de asperger
  • síndrome de asperger
  • sindrome de asperger
  • sindrome de ASPERGER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!