Guia para avaliação da exposição humana à vibrações de corpo inteiro

Páginas: 29 (7123 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
INTERNATIONAL STANDARD

2631
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDZATION – ORGANISATION INTERNATIONALE DE NORMALISATION









Guia para avaliação da exposição humana à vibrações de corpo inteiro

Guide for evaluation of human exposure to whole-body vibration

Segunda edição – 15/01/78




















Tradução:
Prof. Dr. João Candido FernandesMarly Rodrigues Mendes Fernandes




UDC 534.1: 612.014.45

Ref . N.º ISO 2631 – 1978 (E)
Palavras-chave: humano, corpo humano, exposição, vibração, mensuração, relação homem-máquina, ergonomia.





GUIA PARA A AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA ÀS VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO


INTRODUÇÃO

Veículos aéreos, terrestres e aquáticos, bem como maquinarias (da indústria ou agricultura)expõem o homem à vibração mecânica, interferindo no seu conforto, na eficiência do seu trabalho e, em algumas situações, na saúde e segurança.
Foram desenvolvidos no passado vários métodos para classificar a gravidade da exposição e definir os limites de exposição para aplicações específicas. Nenhum desses métodos, no entanto, pode ser considerado aplicável a todas as situações e, consequentemente,nenhum foi aceito universalmente.
Esta Norma Internacional foi preparada tendo em vista os complexos fatores que determinam a resposta humana à vibração e a escassez de dados consistentes sobre a percepção e reações dos indivíduos à vibração. Tem como objetivos facilitar a avaliação e comparação de dados nesta área e proporcionar um guia provisório sobre os níveis aceitáveis de exposição à vibraçãode corpo inteiro. Os limites propostos nesta Norma Internacional devem se constituir num meio-termo entre os dados disponíveis e os que deveriam satisfazer as necessidades de aplicações gerais. Estes limites são definidos explicitamente em termos numéricos para evitar ambigüidade e possibilitar, na prática, a sua medição precisa. Entretanto, ao usar estes critérios-limites, é importante ter emmente as restrições colocadas à sua aplicação.
Devido a ampla variedade de possíveis condições e efeitos da exposição humana às vibrações e, devido à escassez de dados seguros, é difícil – atualmente – garantir um guia mais detalhado. Entretanto, espera-se que esta Norma Internacional não apenas prove sua utilidade na avaliação de ambientes vibratórios existentes ou preditos, mas tambémestimule a avaliação crítica e continuada de novas descobertas sobre os efeitos da vibração sobre o homem.
Há, basicamente, três tipos de exposição humana à vibração:
a) Vibrações transmitidas simultanea-mente à superfície total do corpo e/ou a partes substanciais dele. Isto acontece quando o corpo está imerso em um meio vibratório. Há circunstâncias em que isto é de interesse prático, por exemplo,quando ruídos de alta intensidade no ar ou na água excitam vibrações no corpo.

b) Vibrações transmitidas ao corpo como um todo através de superfícies de sustentação, como os pés de um homem em pé, ou as nádegas de um homem sentado, ou a área de sustentação de um homem recostado. Este tipo de vibração é comum em veículos, em construções em movimento vibratório e nas proximidades de maquinário detrabalho.

c) Vibrações aplicadas a partes específicas do corpo, como cabeça e membros. Exemplos destas vibrações ocorrem por meio de cabos, pedais ou suportes de cabeça, ou por grande variedade de ferramentas e instrumentos manuais.

É também possível reconhecer condições em que o incômodo da vibração indireta seja causado pela vibração de objetos externos (como um painel de instrumentos).Esta Norma Internacional aplica-se principalmente à circunstância b, particularmente onde a vibração é aplicada através da principal superfície de sustentação do homem sentado ou em pé. No caso de vibrações aplicadas diretamente a indivíduo recostado ou em repouso, há dados insuficientes para fazer-se recomendação segura; isto é particularmente verdadeiro em relação à vibração transmitida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exposição ocupacional as vibrações
  • Cidadania de corpo inteiro
  • Educação de corpo inteiro
  • Vibrações no corpo humano
  • Fichamento
  • Educação e corpo inteiro
  • Educação e Corpo Inteiro
  • Educação de corpo inteiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!