Guia para autores de atigod

6048 palavras 25 páginas
Guia para o autor de artigos em Ação Ergonômica
Mario Cesar Vidal
Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias / COPPE/UFRJ
Email: mvidal@ergonomia.ufrj.br
José Mario Carvão
Editor assistente de Ação Ergonômica revista@ergonomia.ufrj.br Apresentação
O objetivo deste artigo é tecer alguns comentários sobre o processo de construção de artigos científicos e indicar algumas diretrizes para auxiliar os autores atuais e potenciais de Ação Ergonômica na busca de suas publicações em periódicos científicos.
Ele advém de uma preocupação anterior de buscar a melhoria do padrão redacional de relatórios técnicos (Feitosa, 1986), e das teses de mestrado (Feitosa e Vidal, 1991). O interesse deste trabalho está em que em nossos tempos a publicação científica deixa de ser um luxo, para se tornar um elemento básico de formação universitária, especialmente em quarto grau. E observamos que existem no Brasil poucas publicações neste sentido, em face de uma copiosa lista de referências em língua inglesa.
O artigo surgiu da necessidade de formar um quadro de orientação tanto para autores como para integrantes do corpo editorial da revista . Sua atualidade, portanto, consistiria em ajudar os autores na produção de bons artigos para a revista em questão.
Entretanto, na medida em que o desenvolvíamos, fomos nos apercebendo de sua utilidade mais ampla, que nos levou não apenas à sua disponibilização na página Web da Revista, como incorporá-lo a seu teor impresso e finalmente a submetê-la ao periódico mais apropriado por sua natureza e potencial de difusão.
O teor do artigo se baseou inicialmente no manual de publicações da Associação
Americana de Psicologia (APA), padrão adotado pela maioria das revistas científicas internacionais e indexadas. A esta compilação acrescentamos elementos e comentários advindos de nossa experiência como editor, co-autor e orientador de vários alunos em pósgraduação na COPPE e em outras universidades, o que lhe configurou um caráter de

Relacionados