Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Páginas: 7 (1618 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (GUIA PMBOK) Quarta Edição



Jeisson Dias do Vale


8º Sistemas de Informação




Hortolândia, 2012 
1. Introdução


Um padrão é um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidas. Assim como em outras profissões como advocacia, medicina e contabilidade, o conhecimento contidonesse padrão evoluiu a partir das boas práticas reconhecidas de profissionais de gerenciamento de projetos.
O guia PMBOK fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais. Ele define o gerenciamento e os conceitos relacionados e descreve o ciclo de vida do gerenciamento de projetos e os processos relacionados.
A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicaçãode conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo no sucesso de um projeto.
“Boa prática” significa que existe um consenso geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas pode aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos. Uma boa prática não significa que o conhecimento descritivo deva ser sempreaplicado uniformemente em todos os casos; a organização e/ou a equipe de gerenciamento do projeto é responsável por determinar o que é apropriado para um projeto específico.
O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum dentro da profissão de gerenciamento de projetos paras se discutir, escrever e aplicar conceitos de gerenciamento de projetos. Esse vocabulário padrão é um elementoessencial da profissão.
O Project Management Institute (PMI) considera esta norma como uma referência básica de gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional e certificações.
Além dos padrões que estabelecem diretrizes para processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (Project Management InstituteCode of Ethics and Professional Conduct) orienta os praticantes de gerenciamento de projetos e descreve as expectativas que os praticantes têm de si mesmos e de outros. O mencionado código de ética e conduta é específico quanto à obrigação básica de responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. Ele exige que os profissionais demonstrem um compromisso com a conduta ética e profissional. Alémdisso, transmite a obrigação de respeito às leis, regulamentos e políticas organizacionais e profissionais. Como os profissionais são provenientes de culturas e ambientes distintos, o mesmo é aplicado globalmente. Ao lidar com as partes interessadas, os profissionais devem estar comprometidos com práticas honestas e justas e relacionamento respeitoso. O Código de Ética e Conduta Profissional estápublicado no site do PMI (http://www.pmi.org). A aceitação do código é um requisito para a certificação Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP®) do PMI.

2. O que é um Projeto?


Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando osobjetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.
Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado exclusivo. Embora elementos repetitivos possamestar presentes em algumas entregas do projeto, essa repetição não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto. Por exemplo, prédios de escritórios são construídos com os materiais idênticos ou similares ou pela mesma equipe, mas cada um é exclusivo – com diferentes projetos, circunstâncias, fornecedores, etc.
As tarefas podem ser novas para a equipe do projeto, o que demanda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de projetos-guia pmbok
  • Gestão do conhecimento no gerenciamento de projetos
  • Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos
  • Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos
  • Areas de conhecimento Gerenciamento de Projetos
  • O GUIA PMBOK® COMO REFERÊNCIA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
  • O GUIA PMBOK COMO REFERÊNCIA EM GERÊNCIAMENTO DE PROJETOS
  • CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!