Guia de costumes de países de língua inglesa

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
GUIA DE USOS E COSTUMES DE ALGUNS PAÍSES FALANTES DE LÍNGUA INGLESA

Neste guia abordaremos algumas questões importantes presentes nas sociedades e que nos permitem mais bem compreender outras culturas. Trataremos de alguns usos e costumes em países falantes de língua inglesa. Isso nos permite compreender sua cultura e sua língua com mais profundidade.

FORMAS DE CUMPRIMENTO
Cadacultura no mundo possui sua própria forma de cumprimento. Agir fora desse padrão, seria uma forma de desrespeito em alguns países, ou de risos em outros. Por isto, é importante conhecer as diversas formas de cumprimentar uma pessoa em cada sociedade.
Consideremos primeiro o “namaste”, cumprimento usado na Índia e no Nepal, por Hindus. Para eles é uma forma levemente formal e expressa um grandesentimento de respeito. Ao se despedirem, expressam-se apenas com o gesto, sem a palavra verbal. Significa, “curvo-me perante ti”. O gesto é feito com as mãos em forma de reza, próximo ao peito.
No EUA e aqui no Brasil, é comum as mulheres se cumprimentarem com um beijo no rosto. Já os homens preferem dar um aperto de mão quando vão cumprimentar alguém, seguido por um olhar direto nos olhos. Assimcomo em reuniões, oferecendo parabéns, expressando gratidão ou completando um acordo. Em esportes é um sinal de boa sorte. Textos antigos e ruínas arqueológicas mostram que o aperto de mão era pratico na Grécia antiga. Em uma escultura em mármore de 375-350 a.C, a Estela Funerária de Thrasea e Euandria, é possível observar dois soldados apertando as mãos. Os chineses preferem um aperto de mão maisfraco, e seguram as mãos por longos períodos. Na Suíça, pode-se esperar para apertar as mãos das mulheres primeiro.
Salaam Aleikum é cumprimento utilizado pelos árabes, principalmente os com fé islâmica. Significa “que a paz esteja sobre vós”. Em resposta, é dito Alaikum As-Salaam que possui quase o mesmo significado da primeira saudação, mudando apenas a ordem das palavras, “e sobre vós a paz”.Esse cumprimento é acompanhado por um aperto de mãos.
Na Malásia, o cumprimento “salam” é parecido com um aperto de mão com ambas as mãos, mas sem o aperto. O homem oferece ambas as mãos, toca levemente as mãos estendidas do outro, e em seguida traz as mãos ao peito e diz “Saúdo-vos de coração”. A outra pessoa deve retribuir dizendo “salam”. Abraçar e beijar como cumprimento não é comumenteprático, porém está se tornando comum entre os ocidentais e jovens.
Na Polinésia é comum abraçar e esfregar as costas um do outro, cumprimento apenas para homens. Na nova Zelândia é comum esfregar os narizes, entre muitas pessoas. Algumas tribos no Leste Africano fingem que cospem nos pés dos outros. Tribos Tibetanas mostram a língua para outra pessoa. Já no Japão, nada de aperto de mãos e beijinhos,eles se cumprimentam inclinando o corpo para frente; veemente utilizado para se apresentar, para pedir desculpas ou agradecer. De forma mais corriqueira um ligeiro aceno de mão para eles é suficiente.
Na Rússia, apertam-se as mãos bem firme, seguido com um “abraço de urso” e dois ou três beijos nas bochechas. É comum ver este cumprimento em filmes russos. Na Tailândia para cumprimentar alguém éfeito o gesto “wai”, com as mãos em forma de oração. Quanto mais elevadas as mãos, em relação ao rosto, e quanto mais baixa a cabeça, mais respeito é mostrado por quem faz o gesto. Também é uma forma de demonstrar lamento, agradecimento ou pedido de perdão. Na Turquia, fecham-se as duas mãos em um aperto de mão e um abraço, dizendo “merhaba”, que significa “saudações”. Geralmente usado por velhosamigos. Na Bélgica, dá-se três beijos na bochecha.

GOSTOS E PREFERÊNCIAS
Os norte americanos possuem várias preferências particulares e curiosidades quanto aos seus gostos. Vejamos algumas.
– Carro esportivo favorito: Ford Explorer.
– A maioria dos casais considera o sexo vital para o sucesso de um casamento, mas fazem sexo geralmente uma vez por semana, em média por 39 minutos.
– As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GUIA TURISTICO DE PAISES QUE FALAM A LINGUA INGLESA
  • Guia turístico de países que falam a língua inglesa
  • paises com lingua inglesa
  • independência de países da língua inglesa
  • Países que falam a língua inglesa
  • Trabalho sobre os países de língua inglesa
  • Países que falam língua inglesa (alguns)
  • problemas socias enfrentados em paises de lingua inglesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!