Guia de Correccao Teste 2 MQ1D 2012 2

1243 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA
Curso de Engenharia Eléctrica – Diurno
2º Teste de Máquinas Eléctricas I – 05 de Novembro de 2012 – 2 Horas
1. (5 valores) Pretende-se determinar por via laboratorial os parâmetros e características de funcionamento de um transformador monofásico:
a) Elabore o esquema para o efeito;
b) Mencione os parâmetros e as características a determinar;
c) Explique a partir do esquema elaborado como se realiza o ensaio em curto-circuito e em carga.
Solução
Ensaio em vazio
Neste ensaio determina-se: a razão de transformação, as perdas nominais no núcleo, a resistência de perdas no ferro, a reactância de magnetização. Aplica-se através de um auto-transformador uma tensão nominal no lado de baixa tensão com o lado de alta tensão em aberto, portanto, com o transformador sem carga. Mede-se a tensão aplicada, a tensão no lado de alta tensão, a corrente em vazio e a potência do wattímetro. Se o ensaio é realizado com tensão nominal, então, as perdas (potencia do wattimetro) são nominais. As perdas no cobre são desprezadas.
Ensaio em curto-circuito
Este ensaio permite determinar as perdas na impedância serie, a impedância serie
(resistência equivalente e a reactância equivalente) a tensão de curto-circuito.
Através de um auto-transformador monofásico aplica-se uma tensão ao lado de alta tensão de modo que circule corrente nominal nos enrolamentos. Regista-se a tensão de curto-circuito, a corrente no primário e a potência do wattímetro (perdas no cobre). Se circula corrente nominal nos enrolamentos, então as perdas no cobre são nominais. As perdas no circuito de magnetização são desprezadas.

Ensaio em carga

O ensaio em carga permite determinar a característica externa (U2=f(I2)), a regulação de tensão e o rendimento do transformador. O ensaio em carga é realizado com carga aplicada ao secundário do transformador.
Com tensão nominal no primário, varia-se carga e regista-se os valores a

Relacionados