Guia básico de invetimento

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
22
nov
Guia Básico de Investimentos - parte I
Por: Minhas Economias Tópico(s): Investimento
O que fazer quando finalmente sobra um dinheirinho no final do mês? Em que aplicar? Se você tem dúvidas, não se sinta mal. Há uma grande variedade de produtos financeiros de investimento, cada um com uma característica própria e destinada a um público e/ou objetivo específicos. Escolher o maisadequado para a sua situação exige algum estudo e conhecimento.
Para lhe ajudar nesta tarefa, apresentamos a seguir um guia inicial para começar a desvendar este mundo.
Em primeiro lugar é importante conhecer algumas das características mais importantes dos investimentos. Eles serão importantes para você fazer uma primeira classificação dos diferentes produtos oferecidos no mercado. As principaiscaracterísticas são:
1. Renda Fixa x Renda Variável
2. Pré-Fixados x Pós-Fixados
3. Liquidez
4. Risco do investimento
5. Tributação
6. Custos operacionais
Neste ‘post’ estaremos explicando as 2 primeiras. Nos próximos, detalharemos as restantes.
1. Renda Fixa x Renda Variável
Em um investimento em renda fixa a forma de cálculo da taxa de retorno é previamente definida. Ela pode ser umpercentual pré-definido ou então pode ser baseado em algum índice (o que pode não lhe dar a certeza do retorno final, mas lhe dará a certeza de como ela será calculada). Já ouviu isso? Isto mesmo, eles podem ser pré ou pós-fixados.
Por outro lado, em um investimento em renda variável, a taxa de retorno não é definida, nem mesmo a sua forma de cálculo. O exemplo clássico de renda variável são as ações,cujos preços oscilam de acordo com as ofertas de compra e venda do mercado, e não seguem nenhum cálculo pré-definido.
2. Pré-Fixados x Pós-Fixados
Um investimento é pré-fixado quando a taxa de retorno do investimento já é conhecida no momento em que você fizer a aplicação. Neste caso, você já sabe o quanto vai render o seu dinheiro, independentemente do que ocorrer na economia. É uma forma degarantir de antemão um certo rendimento.
Por outro lado, um investimento é pós-fixado quando o rendimento só será conhecido no futuro. Geralmente este rendimento estará atrelado a algum outro índice. Por exemplo, um certo investimento pode lhe oferecer um rendimento anual da taxa da inflação (como o IGPM ou o IPCA) mais 6% de juros fixos. Assim, seu rendimento final só será conhecido no futuro(posteriormente), quando for divulgada a taxa da inflação do período todo.
Bom, por hoje é isso, mas não perca nosso próximo post com o detalhamento das próximas 2 características dos investimento: a “Liquidez” e os”Risco de investimento”.
26
nov
Guia Básico de Investimentos - parte II
Por: Minhas Economias Tópico(s): Investimento
Continuamos hoje com o nosso Guia de Investimento, explicando umpouco das principais características dos investimentos que você deve conhecer para conseguir classificá-los.
Se você não leu a primeira parte, clique Aqui para acessá-la. Nela, explicamos as características “Renda Fixa x Renda Variável” e “Pré-Fixados x Pós-Fixados”.
Agora iremos detalhar mais 2 importantes características: a “Liquidez” e os”Risco de investimento”.
3. Liquidez
Ao se fazer uminvestimento é necessário também analisá-lo com relação à sua liquidez, ou seja, o quão fácil ou difícil será sair deste investimento e transformá-lo novamente em dinheiro vivo.
- alguns investimentos são feitos por um prazo determinado. Caso você decida ou precise sair antes deste prazo, provavelmente terá um rendimento menor ou mesmo nenhum rendimento;
- outros investimentos não possuem prazodeterminado, podendo ser “baixados” (resgatados) a qualquer momento. Entretanto, podem ter uma carência de alguns dias para efetivamente estarem disponíveis para você. Por exemplo, você pode requerer o resgate de um investimento hoje e receber o dinheiro somente três dias depois;
- há investimentos cuja liquidez é considerada baixa pelo fato de ser mais difícil encontrar compradores no curto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guia básico de microestrutura do aço
  • guia básico para um bom profissional
  • Guia Básico para a Sustentabilidade
  • Guia Básico das Manufaturas
  • Guia Básico para Conversa em Inglês
  • Guia básico de Informatica
  • Analise de invetimentos
  • Analise de invetimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!