gug1923

1198 palavras 5 páginas
Trabalho
De
Biologia

Gustavinho Barth Storch e Jhonatam de Souza Alves 1°J
16/10/2013
Introdução:

A célula representa a menor porção de matéria viva nos seres, elas são as unidades estruturais e funcionais nos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares. Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células. A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista checo de nome Jan Evangelista Purkyňe observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio e deu o nome de célula. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células e que todas as células vêm de células preexistentes.
Todas as funções vitais de um ser ocorrem dentro das células, e todas elas tem informação genética necessária para se auto regularem, e transmitir informação para a geração seguinte de células.
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. As células só foram descobertas depois da invenção do microscópio, pois eram muito pequenas para os seres humanos enxergarem a olho nu.

Tipos de células

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
Células Procariontes
Células Eucariontes

Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes dos eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel

Relacionados