Guerras étincas e nacionalistas

295 palavras 2 páginas
Guerras Étnicas E Nacionalistas Guerras étnicas opõe povos diferentes pelo controle do poder dentro de um país, mas também podem ser separatistas quando opõe um grande étnico minoritário e um governo na luta pela independência de parte do território.

O separatismo na região do Cáucaso Esses separatismos estão associados a movimentos nacionalistas que buscam o controle de um território e a formação de um estado soberano. Em alguns desses casos, são utilizados métodos terroristas tanto por parte dos grupos minoritários quanto pelo estado que os oprime.

A pobreza e as guerras civis Mais do que as diferenças étnicas as principais causas de numerosos conflitos nos países menos desenvolvidos, não apenas na África, mas na Ásia e na América Latina, é a pobreza, a falta de oportunidades socioeconômicas, a ausência de liberdade política e especialmente os interesses de líderes gananciosos e corruptos, que se apropriam do aparelho estatal.

Os conflitos entre árabes e judeus e a questão palestina Após longa ocupação romana, no século VII a palestina foi ocupada pelos árabes, que nesse território ficaram conhecidos como palestinos. Israel, o estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948. No entanto, os países árabes vizinhos, especialmente Egito, Síria e Jordânia, não aceitaram o novo estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação. Israel venceu a guerra e ampliou seu território, apropriando-se de uma parte que havia sido delimitado como Estado da Palestina. Israel não se apropriou de todo o território reservado aos palestinos pela ONU. A luta pela criação de seu estado é chamada de “Questão Palestina”. A guerra dos seis dias, em 1967, que novamente opôs Israel aos vizinhos árabes. Após vencê-los numa guerra que durou menos de uma semana, Israel ampliou seu território, por terem sido derrotados, os países árabes perderam vastos

Relacionados

  • Conceitos de Geografia
    1826 palavras | 8 páginas