Guerras púnicas

Páginas: 3 (707 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Guerras Púnicas

As Guerras Púnicas consistiram numa série de três conflitos que opuseram a República Romana e a República de Cartago,cidade-estado fenícia, no período entre 264 a.C. e 146 a.C..Depois de quase um século de lutas, ao fim das Guerras Púnicas, Cartago foi totalmente destruída e Roma passou a dominar o mar Mediterrâneo[1].
O adjectivo "púnico" deriva do nome dado aos cartaginesespelos romanos (Punici)[1] (de Poenici, ou seja, de ascendência fenícia)
Localizada no norte da África, por volta do século III a.C. Cartago dominava o comércio do Mediterrâneo. Os ricos comerciantescartagineses possuíam diversas colônias na Sardenha, Córsega e a oeste da Sicília (ilhas ricas na produção de cereais), no sul de península Ibérica (onde exploravam minérios como a prata) e em todacosta setentrional da África.

As três guerras

A Primeira Guerra Púnica foi principalmente uma guerra naval que se desenrolou de 264 a.C. até241 a.C.. Iniciou-se com a intervenção romanaem Messina, colônia de Cartago situada na Sicília. O conflito trouxe uma novidade para os romanos: o combate no mar. Com hábeis marinheiros, Cartago era a principal potência marítima do período.Os romanos sóconquistaram a vitória após copiar, com a ajuda dos gregos, os barcos inimigos. Roma conquistou a Silícia, Córsega e a Sardenha.[2]
A Segunda Guerra Púnica ficou famosa pela travessia dos Alpes,efetuada por Aníbal Barca, e desenrolou-se de 218 a.C. até 202 a.C.. Desenvolveu-se quase toda em território romano. Liderados por Aníbal, os cartagineses conquistaram várias vitórias. O quadro só sereverteu com a decisão romana de atacar Cartago. Aníbal viu-se então obrigado a recuar para defender sua cidade e acabou derrotado na Batalha de Zama. Roma assumiu o controle da península Ibérica. [3]A Terceira Guerra Púnica, que se desenrolou de 149 a.C. a 146 a.C.. Roma foi implacável com o inimigo. Sob a liderança de Cipião Emiliano Africano atacou e destruiu completamente a cidade de Cartago,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerras púnicas
  • guerras punicas
  • guerras púnicas
  • guerras púnicas
  • GUERRAS PÚNICAS
  • guerras punícas
  • guerras punicas
  • Cartago y las guerras punicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!