Guerras napoleônicas - linha do tempo

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Linha do tempo


Guerras Napoleônicas


[pic]


1815 – Congresso de Viena (Áustria, Rússia, Prússia e Grã-Bretanha) decide como será dividido o espólio de Napoleão. A França é submetida à vigilância da Quádrupla Aliança. As monarquias são restauradas na França, em Portugal e na Espanha (citando algumas).

1820-1848 – Revoltas localizadas em toda Europa contra a volta dasmonarquias promovida pela Santa Aliança (Prússia, Áustria e Rússia) e a crise econômica (basicamente agrícola) que afeta principalmente o proletariado. Uma onda de independências passa pelas Américas em plena Doutrina Monroe (contra as monarquias). No Oriente o foco das ações está no Império Otomano. Surgem os movimentos socialistas.
Todos os movimentos acabam sufocados e as lideranças endurecem aindamais sua postura autoritária na Europa, mesmo insatisfeitos com o resultado, a crescente prosperidade econômica amansa os ânimos sociais.

1850 – Revoluções Industriais na Grã-Bretanha e na França acentuam as assimetrias e a competição entre as potências. Os movimentos de unificação da Itália e da Alemanha ganham força.

1852 – Napoleão III é eleito imperador na França.

1853 – Guerra daCriméia – Rússia com ambições no Império Otomano pretende dominar os Balcãs, mas é fortemente contra-atacada por franceses, ingleses e turcos que vencem o conflito. Cavour é destaque nos conflitos.

1855 – Cavour busca o apoio de Napoleão III para recuperar da Áustria o norte da Itália. É o começo do movimento de unificação fortemente apoiado pela sociedade italiana.
1861 – Cavour morre antes dofim do processo de unificação.

1862 – Bismarck é nomeado ministro-presidente da Prússia. Sua maior ambição era a unificação da Alemanha sem a participação da Áustria.

1864-1870 – Três guerras foram decisivas para a Unificação Alemã e o isolamento político da Áustria: a Guerra dos Ducados (1864) entre Prússia e Áustria contra a Dinamarca foi usada como artifício para indispor a Áustriacontra a Prússia; a Guerra Austro-Prussiana (1866) terminou com a Áustria excluída da Alemanha. Já a terceira Guerra Franco-Prussiana, foi o golpe decisivo para a consolidação da unidade alemã. A França vencida habilmente pela Prússia perdeu para a Alemanha os territórios da Alsácia e da Lorena. A Itália finalmente recupera Roma e termina seu processo de unificação em 1870.

1872 – O primeirosistema de Bismarck baseia-se em acordo entre a Áustria-Hungria, a Rússia e a Alemanha de contenção da França nos Balcãs. Crescem as tensões entre a Áustria e a Rússia nos Balcãs.

1879 – O segundo sistema de Bismarck é construído sobre a aliança austro-alemã contra a Rússia, mas por ser um acordo secreto, Bismarck tenta articular o apoio da Rússia na tentativa de evitar uma aliança franco-russa.Somada a Itália, se formaria a Tríplice Aliança a partir de 1882.

1880 – Começam os movimentos de expansão colonial na África e na Ásia.

1885-1888 – A crise na Búlgaria agravou a tesão entre a Rússia e a Áustria nos Balcãs. Intercedendo a favor da Áustria, mas oferecendo a mão à Rússia, Bismarck assina entre o período uma série de tratados que terminariam de isolar a França do resto daEuropa.

1890 – Bismarck é demitido do governo.

1895 – Crescem as diferenças entre Grã-Bretanha e França pelos territórios africanos. O Japão, potência em ascensão, vence a China e ocupa seus territórios apoiado pelos alemães e franceses desejosos de minar a influência russa na região. Enquanto isso cresce o poder econômico e bélico da Alemanha. Acirram-se os nacionalismos.

1903 – É assassinadoo rei da Sérvia pró-austríaco e levado ao trono Pedro I, anti-austríaco e próximo da França e da Rússia. A Áustria vê na Sérvia um inimigo a ser derrotado.

1904 – França e Inglaterra formam a Entente Cordiale, pacto que organiza as conquistas na África e na Ásia. Em breve a Rússia entraria na Tríplice Entente (1907).

1905 – O fim das ambições russa no oriente terminam na Manchúria e seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linha do tempo , primeira guerra mundial
  • Linha do Tempo Segunda guerra completa
  • GUERRAS NAPOLEONICAS
  • As guerras napoleónicas.
  • Guerras napoleonicas
  • Linha do tempo
  • linha do tempo
  • Linha do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!