guerra

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014
Os ritos mortuários ligam-se diretamente ao corpo, à sua decomposição e a noção de destino do individuo, da alma e do espírito depois da morte. Ligam-se também à cisão entre o corpo e alma, matériae espírito, bem como às regras de pureza e impureza que cercam o corpo dos mortos. Os ritos fúnebres tem a função de manter a coesão social, restaurar a trama de uma sociedade rompida pela morte deum de seus integrantes e oferecer consolo para os vivos, isto é, os ritos são discursos para os vivos, levando em conta esses fatores, podemos dizer que o trabalho visa a oferecer mais um instrumentopara a reflexão sobre a vida e morte da nossa cultura urbana, contemporânea, ocidental e brasileira. Para os estudiosos dos rituais é difícil, mas não impossível, elaborar uma definição precisa dosrituais, tantas formas e funções que adquirem na vida comunitária e no cotidiano secular e religioso. Apesar de terem forma definida e limites claros,em geral os rituais se referem a fronteiras que seestendem e se ampliam a vontade.
BUDISMO
Após sete dias da morte, familiares e amigos reúnem-se para celebrar a memória do falecido, e esse encontro repete-se em intervalos de sete dias, até o 49º,completando sete reuniões. No Brasil, o mais comum é realizar apenas a última reunião.
CRISTIANISMO
O luto católico pode durar 7, 30 ou 365 dias, dependendo da vontade dos familiares. Antigamente,as mulheres vestiam preto por pelo menos um ano quando pai, marido ou filhos morriam.
JUDAÍSMO
Após o enterro, alguns grupos da religião judaica não costumam ir direto para casa; os enlutados maispróximos alteram a rota, param em algum lugar e pedem algo doce para comer. O desvio do caminho é feito para "despistar o anjo da morte" e o açúcar ingerido disfarça o amargor causado pelo óbitoISLAMISMO
Em países árabes, três dias após a morte, parentes do falecido contratam vários qãri' , profissionais que declamam o Alcorão ao lado da sepultura. O ato iluminaria o corpo em sua viagem até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra
  • guerra
  • Guerras
  • guerra
  • guerra
  • Guerra
  • Guerra
  • Guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!