Guerra

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
Resumo do livro: A Arte da Guerra.

Capitulo I : As estimativas ou cálculos. Detalha que a guerra é um assunto de vida ou morte, por isso devem ser estudadas cuidadosamente cinco fatores, que são: a moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina e tendo o conhecimento desses cinco fatores será possível prever qual lado sairá vitorioso, pois aqueles que melhor souberem usa-las poderão criarsituações que os levem a ganhar a batalha.
Há sete cálculos que respondem sobre a vitória, que são: quem pode unir o povo e o exercito; quem tem um melhor comandante; quem tem vantagem sobre o terreno e o clima; quem pode garantir mais ordem e disciplina; quem tem o exercito superior; quem tem os homens mais bem treinados e quem tem um sistema mais justo de recompensa e punição. Quanto maiscálculos forem feitos, maior a possibilidade de vencer, sem eles, a chances de vencer uma batalha é nula. Toda guerra baseia-se na emboscada, um bom comandante sempre dissimulará as suas reais condições com o intuito de enganar o inimigo e criar as condições de vitória.
Capitulo II : Condução da guerra ou planejamento. Os custos de uma guerra são muito elevados para qualquer Estado, a manutenção dastropas por longos períodos de tempo leva um reino à ruína. Assim, a chave da guerra está na vitória e não na sua prolongação.
Capitulo III : A estratégia ofensiva. Relata que na guerra o objetivo é tomar o Estado intacto e a habilidade se dá em derrotar o adversário sem ter que lutar, para isso é preciso primeiro atacar a estratégia do inimigo, após deve-se romper as alianças dele e o passoseguinte é atacar seus exércitos. O comando da tropa se dá exclusivamente ao general e aquele que conseguir tomar o império intacto, não cansa suas tropas e domina a arte da estratégia ofensiva e existem cinco modos de ganhar, que é saber quando combater ou não, souber utilizar a força máxima de um exército, numeroso ou não, possuir tropas firmes no apoio ao combate, ser prudente e aguardar umaimprudência do inimigo e possuir generais hábeis e independentes.
Estas etapas garantem a vitória, pois aquele que conhece a si e ao inimigo será invencível; aquele que conhece a si, mas desconhece o inimigo terá chances iguais de vitória e derrota; aquele que desconhece a si e ao inimigo corre risco constante.
Capitulo IV : Disposições ou o poder da defesa. Os homens na guerra podem fazer-seinvencíveis, porém não podem ter a certeza da vulnerabilidade do inimigo, desta forma é possível saber vencer más não garante conseguir vencer. A invencibilidade reside na defesa, na possibilidade de vitória e no ataque. Os elementos da arte da guerra são: a medida do espaço, o calculo dos custos, as estimativas, as comparações dos números e a probabilidade de vitórias.
Capitulo V : Energia ou formação.Dirigir muitos é o mesmo que dirigir poucos, é uma questão de organização, assim como comandar muitos é o mesmo que comandar poucos, é uma questão de comunicação.
Em uma guerra, os exércitos se valem de ataques diretos e indiretos que são os ataques surpresa. Mesmo só existindo esses dois tipos, suas combinações são infinitas e aquele que bem souber usá-los e neutralizá-los será imprevisível.Capitulo VI: Os pontos fortes e pontos fracos. Um bom general deve ocupar o campo de batalha antes do inimigo. Aquele que primeiro toma a iniciativa leva vantagem, por isso deve-se atrair o inimigo para onde deseja que ele vá e fazer ameaças para que ele não chegue onde deseja ir. Se o opositor estiver tranquilo, deve-se agita-lo; se estiver alimentado, fazer com que passe fome; se estiver imóvel,fazer com que se mova. É preciso esgota-lo e depois confundi-lo. Enquanto o inimigo divide-se, devemos nos concentrar. Quem tem poucos prepara-se para o inimigo; quem tem muitos, força o inimigo a prepara-se contra ele.
Capitulo VII : Manobras. Quando as tropas se movimentam, devem tornar o caminho dificultoso, com curvas, deve-se também traçar uma rota indireta e lançar uma isca para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra
  • guerra
  • Guerras
  • guerra
  • guerra
  • Guerra
  • guerra
  • Guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!