Guerra e paz no oriente médio

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2012
COLÉGIO ESTADUAL OSÉAS BORGES GURIMARÃES








Trabalho de história

Agosto-2012
Goiatuba- GO
COLÉGIO ESTADUAL OSÉAS BORGES GURIMARÃES







Guerra e Paz no Oriente Médio



Agosto-2012
Goiatuba- GO

Introdução
O Oriente Médio abrange terras em trêscontinentes: Europa, África e Ásia. E inclui países como Turquia (Ásia e Europa); Egito (nordeste da África); Líbano, Síria, Israel (Oriente Próximo); Arábia Saudita (Península Arábica); Kuwait, Irã e Iraque (Golfo Pérsico). No decorrer do trabalho falaremos sobre o início, o desenvolvimento e as causas dos principais do conflito árabe-israelense, guerras no Líbano, invasão e ocupação do Iraque, guerra noAfeganistão, a luta por um Estado curdo e a expansão do fundamentalismo islâmico, a luta pela liberdade e o fim das falsas democracias (Egito e Líbia) e vamos citar também a participação da ONU em alguns conflitos ocorridos no Oriente Médio.

Desenvolvimento
O Oriente Médio está sobre uma dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e se prolonga até o Golfo Pérsico. Nela, encontra-se umamagnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério. Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, na década de 1960, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). As elevadas rendas per capita do Kuwait e da Arábia Saudita revelam que esses países obtêm muito lucro com a venda de petróleo,entretanto, a população dos países petrolíferos é, em geral, pobre, fato que decorre da má distribuição de renda.
Conflito árabe-israelense, guerras no Líbano, invasão e ocupação do Iraque, guerra no Afeganistão, a luta por um Estado curdo, a ameaça nuclear Iraniana, e a expansão do fundamentalismo islâmico, a luta pela liberdade e o fim das falsas democracias (Egito e Líbia) tornam a região umbarril de pólvora, a qualquer faísca preste a explodir. Tudo isso tem a ver com o processo histórico-espacial de conquista da região, bem como, suas riquezas naturais, em especial petróleo e água, localização (rota de passagem entre Europa, Ásia e África) e a importância religiosa, berço das principais religiões monoteístas do globo, judaísmo, cristianismo e islamismo.
O conflitoárabe-israelense ocorre pela disputa do território da Palestina, terra que pertence historicamente a Judeus e palestinos, povos irmãos, devido possuírem genes semelhantes, ou seja, ancestrais comuns, descendentes do patriarca Abraão, conforme relato bíblico e estudos científicos da Universidade de Nova Iorque e Tucson (Arizona-EUA). Os judeus foram os primeiros a habitarem a região, posteriormente, ospalestinos. Com a invasão da Palestina (antiga Judéia e Israel) por diversos impérios (persas, macedônios, babilônios, romanos e otomanos) milhares de judeus migraram (diáspora judaica), principalmente, para Europa, Jerusalém, que para os judeus é indivisível, é a cidade sagrada para três grandes religiões, conforme já citado. Houve o sionismo que é um movimento político –cultural que defende odireito à autodeterminação do povo judeu  e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel. Em 1947, após uma resolução da ONU, influenciada pelos Estados Unidos (início da Guerra Fria), a Palestina é dividida em dois Estados, o de Israel e o Árabe da Palestina, devido à pressão, também, dos judeus, por meio do Sionismo(movimento de retorno a terra prometida), somado ao holocausto (extermínio) dos judeus em campos de concentração nazista na II Guerra mundial (1939-1945). Essa divisão não foi aceita pelos árabes, que nem se quer foram consultados, iniciando as guerras. Foram várias guerras (independência/1948, Suez/1956, Seis Dias/1967, Yon Kippur/1973, Libano/1982/2006 e Gaza 2008/9), a mais importante foi a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guerra e paz no oriente médio
  • guerra e paz no oriente medio
  • Guerra e Paz no Oriente Médio
  • guerra e paz no oriente medio
  • GUERRAS ORIENTE MEDIO
  • Resumo guerra do oriente médio
  • As guerras no oriente médio
  • guerra no oriente médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!