guerra Irã X Iraque

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Guerra Irã X Iraque

O Irã e os Estados Unidos são inimigos desde a Revolução Islâmica, em 1979. Foram inimigos durante os oito anos da guerra entre o Irã e Iraque (1980 – 1988).
Em 1980, Irã eIraque iniciaram uma guerra sangrenta, que teve forte motivação no fundamentalismo religioso e na presença dos EUA no Oriente Médio.
O presidente Saddam Hussein, do Iraque, revogou um acordode 1975 que cedia ao Irã cerca de 518 quilômetros quadrados de uma área de fronteira ao norte do canal de Shatt-al-Arab. Exigindo a revisão do acordo para demarcação da fronteira ao longo do Shatt-al-Arab ,a reapropriação de três ilhas no estreito de Hormuz  e a cessão de autonomia às minorias dentro do Irã, o exército iraquiano, em 22 de Setembro de 1980, invadiu a zona ocidental do Irã e, contando como elemento surpresa, avançou no território iraniano.
Os dois continuaram a atacar, esporadicamente, cidades inimigas e navios-tanque estacionados no Golfo Pérsico. Finalmente, em 11 de março de1988, quando o conflito contabilizava um milhão de mortos e 1,7 milhão de feridos, o Irã concordaria com um cessar-fogo mediado pela ONU. Em 1990, uma década depois do início da guerra, Irã e Iraquereataram relações. Saddam retirou-se do território vizinho e dividiu com Teerã a soberania sobre Shatt al-Arab.
Programa Nuclear
Os EUA, é um dos muitos outros países que querem evitar, a todo custo, queo Irã obtenha tecnologia para construir armas nucleares. O que é compreensível, pois o país é dirigido por um regime de fanáticos religiosos dispostos a tudo para ampliar seu poder.
Quarta-feira(11/01/2012), um cientista nuclear iraniano foi assassinado no centro de Teerã, numa ação sofisticada. Foi o quinto especialista na área morto desde 2007. O Irã prometeu retaliar. Em novembro de 2010, umvírus de computador, supostamente criado por israelenses e americanos, deixou fora de ação centrífugas iranianas, levando à interrupção do enriquecimento de urânio na usina de Natanz. Em 12 de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra irã-iraque
  • Guerra Irã-Iraque
  • Guerra do Iraque
  • Guerra do Iraque
  • Guerra do Iraque
  • Guerra iraque
  • Guerra Irã
  • Guerra do iraque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!