guerra fria

Páginas: 2 (487 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O mundo em perigo: armamentismo e corrida espacial
A guerra da propaganda ganhou ainda mais impulso com o acirramento da corrida armamentista, nos anos 50. A corrida teve início com a explosão dasbombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Quatro anos depois, em 49, foi a vez de a União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear. Foi o mesmo ano da criação da Organização doTratado do Atlântico Norte, OTAN. A resposta viria em 1955, quando a União Soviética construiu sua própria aliança, o Pacto de Varsóvia. As superpotências passaram a acumular um poder nuclear capaz deaniquilar o planeta em instantes.
Um componente fundamental da corrida armamentista foi a disputa pelo espaço. Em 1957, os soviéticos colocaram em órbita da Terra o primeiro satélite construído pelohomem, o Sputnik-1. Em 61, os soviéticos fariam uma nova demonstração de avanço tecnológico: lançou o foguete Vostok, a primeira nave espacial pilotada por um ser humano. O jovem cosmonauta YuriGagarin viajou durante cerca de 90 minutos em órbita da Terra, a uma altura média de 320 quilômetros.
Os Estados Unidos reagiram. Num histórico discurso em maio de 61, o presidente John Kennedy prometeuque, em menos de 10 anos, um astronauta norte-americano pisaria o solo da Lua. Toda a estrutura tecnológica e científica foi direcionada para o programa espacial. Cumprir a promessa de Kennedy eramais do que um desafio científico: era um compromisso político.
Em 20 de julho de 1969, o grande momento: o astronauta Neil Armstrong, comandante da missão Apollo-11, e o piloto Edwin Aldrin pisam osolo lunar. A conquista norte-americana foi transmitida ao vivo pela TV, e acompanhada por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo.
A Guerra Fria nos Continentes
A Europa foi o primeiro continente asentir os efeitos da guerra fria ao ser dividida em dois blocos distintos: Europa Ocidental e Europa Oriental. A Alemanha foi dividida em dois países distintos: Alemanha Ocidental -> capital era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guerra fria
  • guerra fria
  • Guerra fria
  • Guerra Fria
  • Guerra Fria
  • A GUERRA FRIA
  • Guerra Fria
  • Guerra Fria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!