Guerra EUA e Iraque

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2014
16/06/2014 22h14 - Atualizado em 08/08/2014 13h59
Iraque vive nova onda de violência; entenda os pontos do conflito
Militantes sunitas tomaram cidades do norte e ameaçam governo.
Conselho deSegurança da ONU pediu ajuda internacional para o Iraque.
Do G1, em São Paulo
Combatentes sunitas executam soldados iraquianos vestidos de civis capturados de uma base em Tikrit (Foto: AP)
O Iraquevive no último mês uma nova onda de violência que ameaça se transformar em uma guerra civil. O grupo muçulmano sunita Estado Islâmico (EI) tomou importantes cidades do norte e anunciou que levará abatalha até a capital, Bagdá, e cidades do sul. Eles anunciaram a criação de um califado entre o Iraque e a Síria que segue a lei islâmica, a Sharia.
O Ocidente se organiza, o Conselho de Segurança daONU já pediu ajuda internacional e os Estados Unidos enviaram um porta-aviões ao Golfo.
O avanço do grupo fez o presidente americano, Barack Obama, autorizar bombardeios áreos sobre as áreas dominadaspelos islamitas. O primeiro foi realizado no dia 8 de outubro. Os EUA também começaram a lançar ajuda humanitária para os deslocados.
Washington ainda cogita uma ação conjunta com o Irã para impediro avanço do grupo, considerado mais radical que a rede Al-Qaeda.
Como surgiu o EIIL?
O EI surgiu a partir do Estado Islâmico no Iraque, o braço iraquiano da Al-Qaeda dirigido por Abu Bakral-Bagdadi. Em abril de 2013, Bagdadi anunciou que o Estado Islâmico do Iraque e a Frente Al-Nosra, um grupo jihadista presente na Síria, se fundiriam para se converter no Estado Islâmico do Iraque e Levante -hoje chamado apenas de Estado Islâmico.
A Al-Nosra negou-se a aderir a este novo movimento e os dois grupos começaram a agir separadamente até o início, em janeiro de 2014, de uma guerra entre eles.O EI contestou abertamente a autoridade do chefe da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, e rejeitou seu pedido de que se concentre no Iraque e deixe a Síria para a Al-Nosra.
A campanha do EI, que tomou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra do Iraque
  • Guerra do Iraque
  • Guerra do Iraque
  • Guerra iraque
  • Guerra do iraque
  • Guerra do Iraque
  • guerra do iraque
  • Guerra do Iraque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!