Guerra dos canudos

Páginas: 11 (2616 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013

Cabe ressaltar que a ausência de chuvas, isoladamente, não significa, obrigatoriamente, ocorrência de déficit hídrico. A planta busca um ajuste entre a absorção de água e a transpiração. O limite a este ajustamento representa o início do déficit hídrico. Toda a dinâmica da água no sistema solo-planta-atmosfera ocorre em função da demanda evaporativa da atmosfera (DEA), que, em última análise,determina a magnitude da perda de água por transpiração e, conseqüentemente, a necessidade de absorção pelas raízes (Bergamaschi et al., 1999). A transpiração ocorre, então, em função da DEA e, de forma prática, o déficit hídrico tem início quando a transpiração da planta começa a ser limitada pela disponibilidade de água no solo. A capacidade de armazenamento de água disponível no solo (CAD) éexpressa pela diferença entre os limites máximo (capacidade de campo) e mínimo (ponto de murcha permanente) de água disponível, multiplicada pela profundidade efetiva do sistema radicular. Solos de textura mais fina (mais argilosos) retêm maior quantidade de água do que solos com partículas mais grossas.
Práticas que favoreçam à melhor estruturação do solo e o aprofundamento do sistemaradicular contribuem para incrementar o armazenamento de água no solo e, conseqüentemente, sua CAD. Em regiões com distribuição irregular das chuvas e elevada demanda evaporativa da atmosfera (caracterizadas pela ocorrência de elevada radiação solar, ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar), a disponibilidade hídrica no solo passa a ser fundamental para assegurar sucesso àexploração agrícola, principalmente, na ausência de irrigação.









Sintomas da Falta de Água

O estresse causado por deficiência de água determina a presença de plantas pouco desenvolvidas, de pequena estatura, com folhas pequenas e entrenós curtos. Os tecidos vegetais apresentam-se com aspecto de murchos e os folíolos tendem a “fechar” para diminuir a área foliar exposta. As secasseveras, na fase vegetativa, reduzem o crescimento da planta e diminuem a área foliar e o rendimento de grãos. 
Secas durante o período reprodutivo causam reduções mais drásticas no rendimento de grãos, sendo a ocorrência de deficit hídrico durante o período de enchimento dos grãos mais prejudicial do que durante a floração. Deficits hídricos expressivos, durante a floração e o enchimento de grãos,provocam alterações fisiológicas na planta, como o fechamento estomático e o enrolamento de folhas e, como conseqüência, aumentam a queda prematura de flores e ocasionam o abortamento de vagens e “chochamento” de grãos, com a conseqüente diminuição do número de vagens e o aparecimento de vagens vazias ou “chochas”. O abortamento de vagens não é plenamente compensado pelo número de grãos/vagem epelo peso do grão, pois esses componentes do rendimento possuem limites máximos geneticamente determinados. Entretanto, alguma compensação no peso do grão é sempre possível, no caso das condições hídricas normalizarem-se a tempo de proporcioná-la. As secas podem diminuir a taxa de acúmulo de matéria seca nos grãos (g/planta/dia) e apressar a maturação, fazendo com que os grãos produzidos sob secasejam menores. O efeito da ocorrência do déficit hídrico sobre o rendimento da cultura vai depender da intensidade e duração do déficit hídrico, da época de ocorrência, da cultura/cultivar, do estádio de desenvolvimento da planta e da interação com outros fatores determinantes do rendimento.
A caracterização dos mecanismos de inibição do crescimento das plantas pelo déficit hídrico constitui umproblema de importância e real interesse. A umidade interna das plantas influencia muitos processos fisiológicos. Plantas sob estresse hídrico têm afetados a absorção de água, a germinação de sementes, o fechamento estomático, a transpiração, a fotossíntese, a atividade enzimática, o metabolismo do nitrogênio e outros processos. A maneira exata pela qual a falta de água afeta o crescimento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra dos canudos
  • guerra de canudos
  • Guerra canudos
  • Guerra de Canudos
  • guerra de canudos
  • Guerra de canudos
  • Guerra de Canudos
  • guerra de canudos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!