guerra do contestado

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Guerra do contestado:
Conflito que surgiu entre 1912 e 1916, em uma área povoada por sertanejos, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. Eram pessoas muito pobres, oprimidas, que nãopossuíam terras e também padeciam com a escassez de alimentos.
A Brazil Railway obteve do governo, o equivalente a 15 mil metros de terras, uma em cada margem da estrada de ferro, as quais tinham que serobrigatoriamente povoadas por estrangeiros. Porém, queriam tirar proveito da riqueza da floresta nativa ali existente, que ostentava sua erva-mate, seus pinheiros e imbuias.
A Guerra doContestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges, figuras muito respeitadas por esse povo. No ano de 1912, um monge,conhecido como José Maria, une-se aos sertanejos revoltados, ignorando a partir de então qualquer mandado vindo da parte de alguma autoridade da República Velha. 
José Maria era estimado pelos seusseguidores como uma alma boa que surgira para restabelecer a saúde dos adoentados e desprovidos.
O governo federal não viu com bons olhos o trabalho de José Maria, que passou a representar um risco paraa ordem e segurança da região. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Eles pretendiam dar fim aos povoados sertanejos eobrigá-los a sair por bem ou por mal dos territórios dos quais haviam tomado posse.
No mês de novembro de 1912, os sertanejos, inconformados com a morte de seu líder (José Maria), partem para o extremo,dando início a uma guerra civil. O governo federal que, ávido por acabar definitivamente com esta guerra, resolve usar todo seu poderio militar e abater as últimas fortificações resistentes, utilizandopara este fim um grande contingente de soldados equipados com fuzis, canhões, metralhadoras e aviões, nunca antes usados em uma ação bélica desta magnitude.
A Guerra do Contestado acabou com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guerra do contestado
  • guerra do contestado
  • A guerra do contestado.
  • A guerra do contestado
  • guerra do contestado
  • Guerra do Contestado
  • Guerra do Contestado
  • Guerra do Contestado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!