Guerra de tróia

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
Uma guerra sob desconfiança. Essa seria a principal constatação a ser feita sobre a lendária (ou histórica) Guerra de Troia. Ao longo de anos, diversos historiadores, arqueólogos e estudiosos discutem se o evento bélico narrado na obra clássica “Ilíada” foi um fato consumado ou consequência da imaginação e do pensamento religioso fortemente arraigado entre os gregos.
De qualquer forma vamoscontar essa histórica e alucinante história. A Guerra de Tróia foi um conflito bélico entre aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.
Após a Grécia ser completamente conquistada e unificada por meio das mãos de Agamemnon, formando assim umafrouxa aliança, unida principalmente pela força dos exercito de Agamemnon faltava um único reino a ser conquistado, este era Tróia. Uma aliança entre Tróia e Esparta estava sendo formada, selando assim a guerra, aliança esta formada por Menelau, irmão mais novo de Agamemnon, porem um evento ocorrido no Olimpo mudaria tal historia, e criaria um fato que ecoaria por toda a eternidade: A Guerra de Tróia.Tudo começou quando iria ocorrer um casamento no Olímpio. Casamento esse de Peleu e Thetis. Todos do Olímpio iria estar presentes menos, Éris deusa da discórdia.
O que causou imensa raiva na deusa, que estava se sentindo rejeitada pelos demais, então decidiu tomar uma providência drástica. Apareceu no casamento de surpresa dizendo as seguintes palavras:
- Eu, Érisdeusa da discórdia, ofereço esta valiosa maça para o deus que demonstrar maior senso de justiça.
Aquilo causou enorme confusão no Olímpio, todos desejavam aquela maça que demonstraria quem tinha maior senso de justiça. Dentre todos que disputavam a preciosa, se descaram as deusas: Hera, Atena e Afrodite. Hera era mulher de Zeus, deusa do matrimônio, Atenas deusa da sabedoria e por fim Afrodite,deusa do amor.
De imediato elas aceitaram o desafio de Éris e começaram a lutar pela maça. Como Zeus percebeu que aquilo não daria em nada, decidiu convocar um mortal para escolher quem merecia a maçã.
Então o convocado foi Paris, príncipe troiano. Ele teria que escolher quem possuía o maior senso de justiça dentre as três. Percebeu que poderia se aproveitar das deusas e assim começou aperguntar o que elas tinham a oferecer.
- Eu, Paris, darei a maça para aquela que me oferecer a melhor recompensa.
As deusas rapidamente aceitaram a proposta, então começaram a fazer suas ofertas, Hera foi a primeira:
- Eu, deusa do matrimônio e esposa de Zeus te ofereço poder infinito.
E rapidamente Atena fez sua proposta:
- Eu, deusa da sabedoria, te ofereço saúde infinita.
Paris ainda nãosatisfeito esperava a proposta de Afrodite. Até que ela se pronunciou:
- Paris, lhe prometo o amor da mais bela mortal do mundo.
Paris pensou e deu seu decreto, aceitando assim a oferta de Afrodite, as outras duas deusas ficaram enfurecidas com Paris e prometeram vingança a ele, mas Zeus interviu:
- O julgamento foi claro, Afrodite é a vencedora, lhe concedo a maça do maior senso de justiça.Então Afrodite teria que cumprir sua promessa a Paris, decretando assim que a mais bela mulher do mundo era Helena, a rainha espartana, casada com Menelau.
Como a mais bela mulher do mundo já era casada, os profetas aconselharam que ele esquecesse isso e seguisse com sua vida, então ele interviu:
- Recusei saúde infinita, poder infinito pelo amor de Helena, eu iria a Esparta buscar Helena etirar ela do rei Menelau.
Mas Menelau nunca aceitaria perder sua amada, era um rei muito perigoso e poderoso. Mas como não sabia de nada o poderoso rei aceitou que Paris entrasse em seu reino espartano.
Paris começou a viver por lá, viu Helena, automaticamente Helena se apaixonou por Paris, assim como o combinado com Afrodite, mas esse amor era impossível.
Então Paris e Helena começaram a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra de tróia
  • Guerra de TRÓIA
  • Guerra de Troia
  • guerra de troia
  • A guerra de tróia
  • guerra de troia
  • Guerra de troia
  • A Guerra de Troia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!