Guerra de informações

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 8 de março de 2013
Guerra de informações
29-10-2010 Panorama
Advogados e técnicos especialistas concordam que o risco de possíveis ataques a redes de informática é considerável, levantando questões sobre a aplicaçãodo Direito Internacional Humanitário (DIH) e até a própria definição de “conflitos armados”.
Não existe uma referência específica sobre a Guerra Cibernética (GC) ou sobre os ataques a redes decomputadores nas Convenções de Genebra ou em seus Protocolos Adicionais. Mas os princípios e regras nestes tratados que regulam os meios e métodos de guerra não são exclusivos a situações que existiam nomomento de sua adoção. O DIH antecipou claramente os avanços na tecnologia das armas e o desenvolvimento de novos meios e métodos de confrontos em guerras.
Por este motivo, não há dúvidas de que a Leide Direito Humanitário cobre também a GC. O seu potencial de ameaça e danos a civis e aos seus meios de sobrevivência durante conflitos armados a traz diretamente para a esfera do DIH.
A ideia da GCou do ataque a redes de computadores em conflitos armados é muito recente. É por isso que a discussão sobre o potencial de impacto é sempre especulativo.
A mesma foi definida como qualquer medidahostil contra um inimigo destinada a “descobrir, alterar, destruir, deteriorar ou transferir dados armazenados em um computador, manipulados ou transferidos pelo mesmo”. Exemplos do uso hostil incluemataques a computadores em sistemas de controle de tráfego aéreo, em sistemas de fluxo de oleodutos e em plantas nucleares.
De acordo com o DIH, tais ataques não podem ser indiscriminados. Eles devemdistinguir entre alvos militares e alvos civis e devem ser proporcionais e justificados por vantagens militares. Em relação a este assunto, as técnicas da Guerra Cibernética são um pouco diferentes dosoutros meios de guerra.
O fato de que um ataque a uma rede de computadores durante um conflito armado não seja cinético, físico ou violento em si mesmo, não o posiciona fora do alcance do DIH....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EUA e a guerra contra o terrorismo: a espionagem de informações confidenciais
  • Informaçoes
  • Informações
  • informações
  • informações
  • informações
  • Informações
  • Informações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!