guerra de canudos

Páginas: 4 (820 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
RESENHA DE GUERRA DE CANUDOS
O filme A GUERRA DE CANUDOS, é um episódio na História do Brasil que aconteceu no sertão da Bahia no século XVIII, entre 1896 e 1897. Um conflito que envolve apopulação sertaneja baiana contra o exército Republicano do Marechal Floriano Peixoto, que confiscava os bens da população para pagamento de imposto. Nessa drástica situação, surge Antonio Vicente MendesMaciel, um líder que está disposto a se recusar a pagar o imposto abusivo e ignora totalmente as idéias da república, para ele um monstro desconhecido, o início do governo do Anti-Cristo. Natural deQuixeramobim(CE), de família tradiconal comerciante, exerceu a atividade jurídica. Abandonado pela mulher saiu peregrinando pelo sertão.

Conselheiro, apelido que recebeu de seus seguidores, por ser um dosprincipais líderes messiânicos do pais, não aceitava a imposição do governo e por isso resolveu sair itinerante sertão a dentro, em uma dura caminhada conduzindo um grupo de seguidores, simpatizantesde suas idéias, a procura de lugar onde pudessem sossegar. Nessa jornada chega a casa de Zé Luceno, cuja família, assim como os outros sertanejos, sofre com a seca e pobreza, que na esperança de umlugar melhor para viver resolve seguir os peregrinos , com exceção apenas de sua filha Luiza. Esta foge da família e passa a viver na cidade como prostituta, onde conhece Arimatéia, um cabra dispostocom coragem de nordestino. Apaixonado resolve tomá-la consigo como sua mulher. 
A caravana de Antonio Conselheiro, seguindo em sua viagem, acampa numa antiga fazenda chamada Canudos às margens do rioVaza-Barris, agora denominada por ele de Belo Monte.Os discursos de Conselheiro agradava aos seus liderados , usava as divindades em suas pregações e arregimentava seguidores como soldados de Jesus.Economicamente o arraial logo se tornou auto-suficiente. Os bens de consumo como lavoura e gado pertenciam a todos.Uma política que desagradava os republicanos.
O clero também estava preocupado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra dos canudos
  • guerra de canudos
  • Guerra canudos
  • Guerra de Canudos
  • Guerra de canudos
  • Guerra de Canudos
  • Guerra dos canudos
  • guerra de canudos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!