guerra civil espanhola

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Outras características importantes são o fato de possuírem músculos e esqueleto, o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. Sua habilidade nos movimentose sua inteligência fazem com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.
Muitos animais como os anfíbios, répteis, aves e mamíferos, inclusive o homem fazem, parte deste grupo.
A maior parte dos vertebrados possui um sistema nervoso bastante desenvolvido. Seu sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinal. Nos vertebrados inferiores o cérebro controlapredominantemente as funções dos órgãos sensoriais. No caso dos vertebrados superiores, o cérebro, que é maior, permite uma troca de informação mais intensa entre as diferentes partes do organismo.
Como vimos, os vertebrados são seres vivos que possuem muitas vantagens em relação a outras espécies, contudo, é importante sabermos que eles também possuem muitas limitações.
Se fizermos umacomparação, veremos que o número de animais vertebrados (aproximadamente 50.000 espécies) é inferior ao grupo de animais invertebrados. Uma das razões é a diferença de tamanho existente entre estas duas espécies, os vertebrados geralmente são maiores, e, por esta razão, ocupam mais espaço.







Característicasdos vertebrados
Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos mais complexos que os invertebrados. A maior parte dos vertebrados possui o sistema nervoso bem desenvolvido, tendo o sistema central composto pelo cérebro e medula espinal. Osvertebrados inferiores são controlados predominantemente pelo cérebro, que desempenha o comando das funções dos órgãos sensoriais. Os vertebrados superiores têm o cérebro maior, que permite a troca de informações mais intensa entre as diversas partes do organismo. Os músculos (estriado esquelético, cardíaco e liso) e o esqueleto interno formam estruturas necessárias para que os animais se adaptem a forma devida que levam. Na formação de órgãos, encontram-se responsáveis os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso.

Sistema esquelético
O esqueleto interno que define os vertebrados é formado por cartilagem, osso ou, na maior parte dos casos, por estes dois tecidos, e consiste no crânio, na coluna vertebral e em dois pares de membros, embora em alguns grupos, como as cobras e asbaleias, os membros estejam ausentes ou apenas na forma vestigial. O esqueleto dá suporte ao organismo durante o crescimento e, por essa razão, a maioria dos vertebrados são de maiores dimensões que os invertebrados.
A presença de um crânio também possibilitou o desenvolvimento do cérebro, pelo que os vertebrados têm maior capacidade de se adaptar ao meio ambiente e até de o modificar (ver porexemplo, o caso dos castores que constroem verdadeiras represas).
Possuem elementos endoesqueléticos metametricamente dispostos flanqueando a medula espinhal. Primitivamente existem dois pares destes elementos em cada metâmero bilateralmente: os interdorsais e os basidorsais. Nos Gnathostomata, existem dois pares adicionais ventralmente ao notocórdio: os interventrais e os basiventrais. Esteselementos chamam-se arcualia podendo fundir-se a uma calcificação do notocórdio, o centrum. Este conjunto é a vértebra, e o conjunto formado por todas as vértebras é a coluna vertebral.
A coluna vertebral juntamente com os membros suportam a totalidade do corpo dos vertebrados. Este suporte facilita a movimentação. O movimento consegue-se normalmente com a acção dos músculos que se encontram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Salazarismo e Guerra civil espanhola
  • Guerra civil espanhola
  • Guerra civil espanhola
  • guerra civil Espanhola
  • Trabalho Guerra Civil Espanhola
  • Guerra Civil Espanhola
  • A Guerra Civil Espanhola
  • Guerra cívil espanhola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!