Guerra civil espanhola

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2012
A GUERRA CIVIL ESPANHOLA

COLATINA/2012

Espanha: Um Laboratório Nasifascista

A Guerra Civil Espanhola, um livro com autoria de José Carlos Sebe Bom Meihy e Claudio Bertoli Filho, EditoraÁtica e coleção História em Movimento. Juntos trazem uma pequena síntese do que foi a Guerra Civil Espanhola que teve duração entre os anos de 1936 a 1939, um curto tempo para uma guerra, mais quecausou estragos enormes. Em 7 pequenos capítulos e apenas 32 paginas de leitura, o autor retrata intencionalmente o Nazifascismo e o Comunismo na Espanha.
Ao ser instalada a republica na Espanha,com agilidade começam a fazer as reformas no país que deixaram a direita monarquista e a católica bem assustados com o ritmo das reformas.
Visto por muitos mundialmente, a Espanha durante aGuerra se tornou um laboratório, onde eram preparadas armas táticas altamente perigosas para ser usadas durante a Segunda Guerra Mundial, esse foi mais um conflito interno que simplesmente mobilizou omundo inteiro.
O mundo ficou divido em duas facções: os que apoiavam o fascismo malandro de Franco e os que apoiavam o regime democrático da Republica. Manifesto por um lado que tinham apoio dasfalanges golpistas de Franco, formando assim um bloco nazi-fascista com apoio da Itália. A guerra recebeu homens de todas as partes mundo, voluntários solidários, comunistas, socialistas, democratasou sem filiação definida vieram para um país desconhecido dispostos a lutar em defesa da Republica Espanhola, fazendo parte assim da chamada Brigadas Internacionais. Mais de 60 mil combatentes oriundosde 53 países tiveram a disposição de lutar para enfrentar e impedir a vitória do fascismo na Espanha.
Com o apoio de Hitler e Mussolini com armamentos para Franco, sustentou ainda mais seuexército. Diante dessa situação, os republicanos recorreram a União Soviética de Stalin, que lhes fornecia armas, equipamentos e um corpo de especialistas militares. Devido o fato ocorrido, a Guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Salazarismo e Guerra civil espanhola
  • Guerra civil espanhola
  • guerra civil Espanhola
  • Trabalho Guerra Civil Espanhola
  • Guerra Civil Espanhola
  • A Guerra Civil Espanhola
  • Guerra cívil espanhola
  • Guerra Civil Espanhola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!