Guerra canudos

Páginas: 3 (632 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
Situação da região Nordeste
As características geográficas e as condições sociais do Nordeste brasileiro formavam um conjunto de fatores geradores de um estado de permanente conflito e revoltasocial. Toda aquela região era composta de latifúndios improdutivos, que eram grandes extensões de terra pertencentes a poucos proprietários.
Esses grandes proprietários agrários, tambémconhecidos como coronéis, mantinham uma enorme massa de sertanejos em condições de absoluta miséria. Como não possuíam terras, os sertanejos eram obrigados a aceitar as péssimas condições de trabalhoimpostas pelos coronéis. A situação de miséria dessas populações era agravada pelas condições do clima da região.
O nordeste brasileiro sofria com as secas, que assolavam toda a região, acabando comas plantações de alimentos, matando as criações de animais e secando os reservatórios de água. Todos os anos, a fome e a sede matavam milhares de sertanejos.
As condições de miséria daspopulações que habitavam o interior do Nordeste brasileiro favoreciam a ocorrência de conflitos e revoltas sociais. Os sertanejos formavam bandos de cangaceiros que aterrorizam as populações locais eatacavam as fazendas dos coronéis, roubando tudo que podiam.
O cangaço era uma das formas mais comuns de luta contra a miséria e a fome, mas pode ser entendido como um tipo de revolta primitivaou inconsciente, porque não tinha por objetivo a luta pela transformação das condições sociais mais gerais. O emprego da violência de forma rotineira e de caráter vingativo, são as marcas do cangaço.Essas condições também favoreciam o surgimento de líderes religiosos, conhecidos na região como beatos ou conselheiros. Pregando a salvação da alma, esses religiosos mobilizavam seguidores e formavamcomunidades. Movimentos populares de caráter religioso eram uma outra forma primitiva de contestar e lutar contra a miséria e a fome. Eles se contrapunham ao catolicismo conservador vigente, e por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra dos canudos
  • guerra de canudos
  • Guerra canudos
  • Guerra de Canudos
  • guerra de canudos
  • Guerra de canudos
  • Guerra de Canudos
  • Guerra dos canudos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!