Guerra cívil espanhola

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Introdução

Neste trabalho vou falar sobre os antecedentes, o desenvolvimento e as consequências do maior antecedente da II Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola, onde Hitler “testou” o seu exército e as suas máquinas de guerra, assim como as tropas aliadas. E também retratar o clássico espanhol Barcelona e Real Madrid.

Guerra Cívil Espanhola
O que foi a Guerra…
A chamada Guerra CivilEspanhola foi um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado de um sector do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil teve início após uma pronúncia dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de Julho de 1936, e terminou em 1 de Abril de 1939, com a vitória dos rebeldes e a instauração de um regime ditatorial de carácter fascista,liderado pelo general Francisco Franco.

Antecedentes da Guerra.
A Espanha dos anos 30 era um país muitíssimo atrasado em relação ao resto da Europa Ocidental. Enquanto na Europa Ocidental já quase todos os países possuíam instituições políticas modernas, Espanha era ainda um oásis do tradicionalismo, onde as instituições governativas primárias eram ainda a Igreja Católica, o exército, e osLatifundiários (“Trindade Reacionária”), que tinha a sua última expressão na monarquia de Afonso XIII. Vivia nostálgica do seu passsado imperial.
Como resultado da grave crise económica de 1930 (iniciada pela quebra da bolsa de valores de N. Iorque, em 1929), a ditadura do Gen. Primo de Rivera, apoiada pelo caciquismo (sistema eleitoral viciado que sempre dava seus votos ao governo), foi derrubada e,em seguida, caiu também a monarquia. O Rei Afonso XIII foi obrigado a exilar-se e proclamou-se a República em 1931, chamada de "República de trabajadores".
A esperança era que doravante a Espanha pudesse alinhar-se com seus vizinhos ocidentais e marchar para uma reforma modernizante que separasse estado e igreja e que introduzisse as grandes conquistas sociais e eleitorais recentes, além degarantir o pluralismo político e partidário e a liberdade de expressão e organização sindical. Mas o país terminou por conhecer um violento confronto de classes, visto que à crise seguida por uma profunda depressão económica, provocando o desespero generalizado na sociedade espanhola.

Os Partidos políticos
A esquerda espanhola decidiu aliar-se aos liberais e radicais numa Frente Popular, parapossibilitar assim uma ascensão ao poder por meio de eleições, e também para impedir a subida ao poder dos extremistas de direita, evitando assim também que Espanha caísse numa ditadura, assim como outros países de extrema direita europeus, como é o caso da Alemanha, da Itália e do seu vizinho Portugal.
A coligação da Frente Popular ganhou as eleições de Fevereiro de 1936 com cerca de 60% dos votos.Por sua vez a direita estava coligada na CEDA (Confederação das Direitas autónomas), no partido agrário (latifundiários), nos monarquistas e tradicionalistas, e finalmente os fascistas da FALANGE.
A tensão interna no país era aumentada pela tensão entre os anarquistas e os falangistas, isto provocou também diversos assassinatos políticos que contribuiu para a criação de instabilidade que afectoua frente popular, sabendo que mais tarde ou mais cedo, com os desentendimentos internos, o governo se quebraria.
A direita espanhola estava também contente com o sucesso de Hitler na Alemanha, aliada ao sucesso de Dolfus na Áustria. Derrotados nas eleições os extremistas de direita contavam com apoios militares de outros regimes fascistas (Portugal, Alemanha, Itália). Esperavam que umainsurgência dos quartéis e dos generais acabassem facilmente com a república da frente popular.

O golpe de estado
No dia 18 de Julho de 1936 o general Francisco Franco rebela o Exército contra o governo da república. Acontece que nas principais cidades o povo saiu à rua e impediu o sucesso do golpe. Milícias anarquistas e socialistas foram criadas para resistir e combater os falangistas.
O país ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Salazarismo e Guerra civil espanhola
  • Guerra civil espanhola
  • Guerra civil espanhola
  • guerra civil Espanhola
  • Trabalho Guerra Civil Espanhola
  • Guerra Civil Espanhola
  • A Guerra Civil Espanhola
  • Guerra Civil Espanhola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!