Guelelele

756 palavras 4 páginas
Pré-História.
A pré-história teve inicio cerca de 3.5 milhões de anos atrás, com o surgimento dos primeiros homínideos e se estendeu até aproximadamente o ano 400 a.c, quando a escrita foi inventada e começaram a aparecer as primeiras civilizações. Esses milhões de anos marcados pela evolução das especies humanas que culminou com o surgimento e a supremacia do homem moderno, chamado de Homo Sapiens. Nesse periodo, ocorreram dois dos eventos mais importantes que marcaram a evolução da espécie na terra; A revolução agrícola e a revolução urbana.
A fim de organizar os estudos sobre essa época, a Pré-História foi dividida em dois grandes períodos : Paleolítico (Idade da pedra lascada) e Neolitico (Idade da pedra Polida).

Divisão dos períodos da Pré-História
Paleolítico ou Período da Pedra Lascada: se estendeu da origem do homem até aproximadamente 10.000 a.C., isto é, por cerca de três milhões de anos. A sociedade paleolítica caracterizou-se pela busca de subsistência, ou seja, o homem procurava tudo o que era necessário para sustentar a vida por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos, sementes e raízes, e da confecção e utilização de objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais. Por isso, o Período Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada.
Nessas sociedades, os homens e as mulheres viviam em bandos, dividindo o espaço e as tarefas. Para se protegerem do frio, da chuva, e dos animais ferozes, buscavam abrigo nas cavernas ou reentrâncias de rochas, daí a denominação "homens das cavernas".
Alguns estudiosos acreditam que eles tenham também construído tendas de pele ou cabanas. Uma conquista fundamental do homem paleolítico ocorreu há cerca de 500 mil anos: o uso do fogo.
É possível que, a princípio, o fogo tenha sido obtido pela queda de raios. Mas, com o tempo, eles aprenderam a obter o fogo por meio do atrito de pedra ou de pedaços de madeira. Sem dúvida, o fogo foi muito útil para essas pessoas: protegia contra o frio; aquecia os

Relacionados