gudzliraise

861 palavras 4 páginas
O FUNCIONAMENTO DAS MICRO-ONDAS E APLICAÇOES

Trabalho apresentado à professora Lilia como exigência da disciplina de Física.

ANÁPOLIS
MAIO-2013
Introdução

Quando se fala em Micro-ondas, a primeira coisa que nos vem à cabeça é naquele copo de leite quente no meio da noite, ou na clássica pipoca de micro-ondas que segundo alguns, é melhor que a convencional. O fato é que no mundo globalizado de hoje, usamos tanto as ondas no nosso cotidiano que nem percebemos, por serem invisíveis na maioria de suas formas, as ondas e as micro-ondas (ondas de alta frequência, mas muito curtas) estão presente a cada passo que damos, que nos localizamos, no diagnóstico de doenças, principalmente na comunicação, e entre tantas outras aplicações. Com base em um questionário, vamos conhecer todo o funcionamento do micro-ondas e como ele contribui no aquecimento de alimentos, destacando todo o processo físico que acontece.

Desenvolvimento

• O que é uma micro-onda?

Uma micro-onda é antes de qualquer coisa, uma onda eletromagnética, ou seja um tipo de onda capaz de fornecer energia, grande movimentadora de energia, ela recebe o nome específico de micro-onda por serem ondas muito curtas, com baixo comprimento de onda, entre 1mm e 300 mm, mas atingem altas frequências, o que permite a condução de informações, no caso das ondas de rádio e televisão.

• Como o eletrodoméstico micro-ondas aquece os alimentos?

O aparelho de micro-ondas possui no seu interior um magnetron, um dispositivo que gera um campo magnético a partir da vibração de elétrons, o que gera as micro-ondas na mesma frequência de ressonância da água, 2.450 Mhz, que aumentam a energia cinética das moléculas de água, aumentando assim a temperatura dos alimentos que contém água, já que a temperatura é uma medida que expressa o estado de agitação das moléculas, quanto mais agitadas, mais quentes.

• De quais outras formas podem-se usar as Micro-ondas?

Relacionados