GUAUG

1850 palavras 8 páginas
Ciências, 9º ano, Perla novembro/2010 Exercícios Funções Químicas

Nome:

1.

Turma:

Observe a tabela abaixo (valores obtidos ao nível do mar).

Qual seria o estado físico de cada uma das substâncias da tabela nas seguintes situações (na mesma pressão atmosférica do nível do mar):
a.
b.
c.
d.

Num deserto a 48ºC.
No interior de um freezer a –18ºC.
Numa estufa a 80ºC.
Num planeta gelado a –105ºC.

Coloque sua resposta na tabela abaixo

2.

Imagine a seguinte situação hipotética:
Ao visitar a passeio, com sua família, a cidade de Campos do Jordão você se deparou com muitas hortênsias, com flores de tonalidades diferentes. Encantou-se, então com aquele cenário e ficou imaginando como seria interessante usar as cores rosa e azul dessa planta na ornamentação da fachada de sua casa. Seus pais concordaram com a idéia e, antes de retornar a Sorocaba, passaram num horto e compraram uma muda repleta de flores cor-de-rosa. Não compraram as flores azuis porque em seu jardim já havia hortênsia dessa tonalidade.
À noite, quando chegaram em casa, replantaram a muda que adquiriram no mesmo canteiro que cultivavam as hortênsias azuis. O resultado foi maravilhoso! Pena que tenha durado tão pouco: quando o dia amanheceu, seu canteiro estava todo azul, nada de flor rosa!
O que aconteceu? Explique de forma clara.

p2
Colégio Uirapuru

3.

Em seu primeiro dia de trabalho, um estagiário de laboratório escolar deparou-se com vários frascos de produtos químicos aleatoriamente distribuídos sobre uma bancada. Resolveu, então, organizá-los de acordo com seus conhecimentos sobre funções químicas e os separou nos seguintes grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. Faça como o estagiário e separe os compostos abaixo adequadamente:
HCN, CuO, HCl, NaOH, CO, Al(OH)3, H2O, Fe(OH)2, HF, ZnO, NaNO3, KCl, HClO, Ca(OH)2, H2S, LiOH, K2O,
HI, KF, HBr, AgBr, FeO, PbS, CaCO3 , KNO3, CO2, KOH, CaBr2, NH4OH, H2SO4, Fe3O4, Mg(OH)2
Ácidos

4.

Bases

Óxidos

Relacionados