Guatela

1241 palavras 5 páginas
Guatemala A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a Cidade da Guatemala.
História
Do século IV ao século XI, as planícies da região de Péten foram o coração da florescente civilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados.
Os Maias desenvolveram uma civilização localizada nos territórios no sudeste do México, na Península de Yucatão, Guatemala e ao oeste de Honduras e El Salvador. Considerada como uma das civilizações mais avançadas da América pré-colombiana, os maias foram grandes artistas e intelectuais que dominaram as matemáticas, sendo capazes de realizar muito complicados cálculos astronômicos.
Embora os conquistadores espanhóis tenham chegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.
A Espanha dominou a Guatemala até 1821, ano da declaração da independência das colônias centro-americanas. A Guatemala foi incorporada ao Império mexicano até o ano de 1823. Depois de 1823, a Guatemala passou a fazer parte das Províncias Unidas da América Central até 1839.
Justo Rufino Barrios assumiu o poder no país em 1873, precedido por uma revolução que abriu caminho para a sua subida política. Barrios implementou um programa de desenvolvimento econômico que visava o investimento em grandes propriedades de café.
Depois de Barrios, A Guatemala viveu sob duas ditaduras, a de Manuel Estrada Cabrera, que governou o país de 1898 a 1920; e a de Jorge Ubisco, de 1931 a 1944. O sistema ditatorial possibilitou o aprofundamento do capital norte-americano no país.
Em 1945, as reformas públicas e sociais que pretendiam favorecer os trabalhos eram defendidas por Juan José Arévalo, em oposição

Relacionados

  • Parque estadual do guartelá
    3352 palavras | 14 páginas