GUARUX - O POR QUÊ

1795 palavras 8 páginas
ETEC - CEPAM
Práticas de Políticas Públicas

GUARUX

2013
ETEC - CEPAM
Práticas de Políticas Públicas

GUARUX

Projeto para apresentação na disciplina de Práticas de Políticas Públicas, docentes: Erika Ribeiro e Daniel Tonielo. Componentes do grupo:Cleide Marques da Silva, Douglas Balbino, Mauro Sergio Pinheiro Rocha, Renata Oliveira e Renato Ferreira de Souza.

2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5 INSTRUÇÃO NORMATIVA 6
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 7 CENÁRIOS 7 ATORES 7 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA 8 SOLUÇÃO ADOTADA 9 INOVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA 10 TRABALHO EFETIVO 11 DADOS 11 PÚBLICO-ALVO 11 ORÇAMENTO 11
RESUMO BIBLIOGRÁFICO 13

INTRODUÇÃO

O Guarux é uma distribuição criada a partir do Linux Ubuntu pelos técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Guarulhos no ano de 2009. Ele é parte do Programa Tecnologia Cidadã. Seu foco é o usuário final, pois tem uma interface amigável e simples. Existe em versão educacional e para escritório. É uma distribuição voltada também à educação especial, foram incorporados softwares para deficientes visuais, para pessoas com tetraplegia e jogos para crianças com Transtorno do Desenvolvimento Global (autismo).
Em Guarulhos, o sistema é utilizado por cerca de 22 mil usuários da prefeitura. Além disso, o Guarux atinge uma grande parcela da população através dos centros de inclusão digital, que na cidade são chamados de Telecidadanias. Estes locais têm mais de seis mil acessos mensais e mais de sete mil usuários cadastrados. Os Telecidadanias fornecem ainda cursos profissionalizantes e cursos básicos de informática.
No dia 25 de abril de 2013 o Guarux foi homologado pelo Ministério do Planejamento, sendo oficialmente reconhecido como um software funcional e de qualidade. O nome Guarux relaciona-se com as origens da cidade de Guarulhos e seus primeiros habitantes, os índios Guarus, e com o

Relacionados