gtdfgdfy34t

4238 palavras 17 páginas
10. Aplicação Prática: Curvas de Aprendizagem

Abordagem Logarítmica

Permite determinar o tempo necessário para qualquer unidade, Tn, pela fórmula:

TN = T1(Nb);

Muito usado em estimativas dos tempos;
T1  horas p/ produzir a primeira unidade b  inclinação da curva de aprendizagem = (ln do índice de aprendizagem) / (ln2)

 TN = T1(N ln CA / ln 2); (mais utilizado em estimativas de tempo)

Usando a Tabela contendo coeficientes da Curva de Aprendizagem

TN = T1 C  muito usada!!!!!

Abordagem Aritmética

A abordagem aritmética é a abordagem mais simples para problemas de curva de aprendizagem. A cada vez que a produção dobra, o trabalho por unidade reduz-se segundo um fator constante, conhecido como índice de aprendizagem. Este método não nos diz quantas horas serão necessárias para produzir outras unidades (a não ser aquelas que a situação está abordando). Assim, se soubermos que o índice de aprendizagem é de 80% e que a primeira unidade produzida exigiu 100 horas, as horas necessárias para produzir a segunda, a quarta, a oitava e a décima sexta unidades são as seguintes:

Enésima Unidade Produzida
Horas para a Enésima Unidade
1
2
4
8
16
100,0
80,0 = (0,8 x 100)
64,0 = (0,8 x 80)
51,2 = (0,8 x 64)
41,0 = (0,8 x 51,2)

Se desejarmos encontrar as horas exigidas para produzir N unidades e N é um dos valores dobrados, essa abordagem funciona. A análise aritmética não nos diz quantas horas serão necessárias para produzir outras unidades. Para essa flexibilidade, devemos utilizar a abordagem logarítmica.
Resumindo:

Uma curva de aprendizagem descreve: o tempo de produção total por unidade à medida que o número de unidades produzidas aumenta;

As limitações da abordagem da curva de aprendizagem incluem: as curvas de aprendizagem devem ser refeitas sempre que o produto ou o processo de produção for modificado

As curvas de aprendizagem têm taxas diferentes por causa: da tecnologia da indústria; de modificações dos

Relacionados