GTD-GERAÇÃO TRASMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

1065 palavras 5 páginas
Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Existem diversas maneiras de se gerar energia elétrica. No mundo todo, as três formas mais comuns são por queda d’água (hidroelétrica), pela queima de carvão (termoelétrica) e por reação nuclear.
Na figura abaixo está representado o funcionamento de uma usina hidroelétrica. Observe que a água provém de um reservatório (admissão), segue por um duto e alcança a turbina, provocando o seu giro. Ao girar, a turbina provoca o giro solidário (conjunto) do gerador. Ao girar o gerador, obtém‐se a Diferença de Potencial (DDP) nos seus terminais, isto é, a energia elétrica. Antes de disponibilizar a energia elétrica na rede (linhas de energia) esta deve ser tratada, ou seja, colocada em níveis adequados de transmissão em termos de tensão e corrente. Isto é feito pelo transformador. A segunda forma de se gerar energia elétrica é por meio da queima de combustível, no caso o carvão vegetal. Estas usinas são chamadas termoelétricas, pois convertem a energia calorífica proveniente da queima do combustível em energia elétrica. O princípio de funcionamento de uma usina termoelétrica está representado na figura abaixo.

1

A fornalha é o centro do processo de conversão de energia, pois é ali que a energia calorífica do carvão vai se transformar em energia em forma de vapor de água e este vapor irá por sua vez acionar uma turbina, que está ligada a um gerador, de forma semelhante à usina hidroelétrica. A energia ali gerada será transformada antes de ser disponibilizada aos consumidores residenciais, comerciais e industriais. O terceiro processo por meio do qual se gera energia elétrica é a conversão da energia nuclear em energia elétrica.
Na verdade o processo em si baseia‐se na conversão de toda a energia obtida através da reação nuclear em energia térmica que irá aquecer a água e esta por sua

Relacionados