gt3m1c6

5506 palavras 23 páginas
O Papel da Indústria de Base no Capitalismo e no
Socialismo.
Nilson Araújo de Souza 1

Procuramos desvendar neste ensaio, com base nas formulações de Marx, o significado estratégico da indústria de base na construção da economia capitalista, da economia independente e da economia socialista.

O papel da indústria básica na economia capitalista
Se entendermos por indústria básica ou indústria pesada o ramo da produção industrial que produz meios de produção, isto é, máquinas, equipamentos, bens intermediários e insumos básicos, é possível afirmar que ela tem tido um papel fundamental na economia desde o nascimento da economia capitalista.
Karl Marx, em sua monumental obra sobre as leis econômicas do capitalismo (O capital), constatou que essa formação histórica só se consolidou quando criou suas próprias forças produtivas. Na sua fase inicial, no período manufatureiro, apropriou-se das forças produtivas desenvolvidas no período anterior; nessa fase, a geração de excedente econômico predominante se dava sob a forma de mais-valor absoluto, que implicava no aumento da jornada de trabalho. No entanto, com a I Revolução Industrial, o capitalismo, ao desenvolver a maquinaria e a grande indústria, criou suas próprias forças produtivas; a partir daí, passou a preponderar a forma relativa de extração de mais-valor, baseada no aumento da produtividade do trabalho nos setores que, direta ou indiretamente, produzem as mercadorias consumidas pelo trabalhador 2 .
Foi o fato de colocar à disposição do trabalhador dentro da fábrica, não mais uma mera ferramenta de trabalho, mas uma máquina – composta de um motor, um mecanismo de transmissão e uma máquina-ferramenta – que permitiu uma verdadeira revolução nas forças produtivas e garantiu a vigência histórica do capitalismo. Segundo Marx, a adoção das máquinas-ferramentas, tornada possível graças ao advento da máquina a vapor, propiciou o
1

Doutor em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM, com pós-doutoramento

Relacionados