GT03 2096 Int Metodologia Counicativa Cr Tica

6017 palavras 25 páginas
METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO COMUNICATIVA: CONTRIBUIÇÕES
PARA A PESQUISA EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA
COM E PARA TODAS E TODOS
MELO, Roseli Rodrigues de. – NIASE/ DME/ UFSCar – roseli@power.ufscar.br
GT: Movimentos Sociais e Educação / n.03
Agência Financiadora: FAPESP

Vivemos um momento na educação escolar brasileira no qual o acesso ao ensino fundamental está bastante expandido, ainda que não totalizado, alcançando expressão no caminho de democratização da escolarização. No entanto, ao receber massivamente toda a diversidade social e cultural presente no país, as escolas têm mostrado e enfrentado limites de democratização no âmbito do convívio e da aprendizagem efetiva. Muitas vezes trata-se apenas de um encontro entre diferentes, sem a necessária interlocução para a construção conjunta entre todas e todos. Põe-se, então, uma questão importante para a pesquisa educacional e para a atuação profissional: como identificar, conhecer e potencializar as práticas que beneficiam a construção de uma escola com e para todas e todos e como superar as práticas que impedem ou dificultam tal construção?
O trabalho de pesquisadores e especialistas da educação e de áreas afins
(pedagogos, psicólogos, antropólogos, sociólogos, etc.) junto a escolas tem sido uma constante na busca de democratização do acesso à escolarização e de melhorias na qualidade do ensino. De proposições intervencionistas (com a aplicação de programas cuidadosa e previamente delineados com base em conhecimentos especializados) à construção conjunta de alternativas (colhendo as perspectivas dos sujeitos que constróem a escola, para então propor intervenções, ou debatendo alternativas para sistematizá-las posteriormente), técnicas quantitativas e qualitativas vêm se mesclando no desenvolvimento de investigações no campo educacional.
Com diferentes resultados, pode-se dizer que o principal impacto das pesquisas educacionais tem sido a orientação de políticas públicas nos governos que se sucedem.

Relacionados