GSOWORK1

1597 palavras 7 páginas
Faculdade de Tecnologia Padre Danilo José de Oliveira Ohl
FATEC BARUERI

Gestão de Sistemas Operacionais
Influência dos processadores no S.O e do S.O nos processadores

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação
Professor: Jacinto Cansado

BARUERI, Junho/2014

Introdução:

Trabalho acadêmico proposto pelo professor Jacinto Cansado aos alunos do segundo semestre do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia FATEC Barueri. Este documento tem o objetivo de estabelecer a correlação entre o Sistema Operacional e o Processador de um Sistema Computacional, trazendo uma breve descrição de cada um destes, apontando itens sobre a compatibilidade e a influência entre um e outro, além de explicar mais a fundo a temática de processadores Multicore.

Processador

Em termos de hardware, um processador tem a aparência de um microchip com as funções de acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo do contexto em que for aplicado. Pode ser ilustrado como uma máquina poderosa para cálculo, pois o processador recebe uma certa quantidade de dados, que chegam em padrão binário (0 e 1) e ficam com a responsabilidade de responder a esses dados, processando a informação final utilizando como base as instruções que já foram armazenadas em sua memória interna.

Sistema Operacional Um conjunto de programas que serve para gerenciar as funções do processador como o input e o output, o armazenamento de dados, e estabelecer controle sobre os dispositivos. Ao invés de ter todas estas funções reescritas para cada aplicativo, o S.O. já possui todos os comandos básicos que os aplicativos irão utilizar, e funcionam com a iniciação de processos que este precisa para funcionar corretamente.

Compatibilidade entre S.O e Processador

A velocidade do processador está diretamente relacionada com a velocidade máxima que o sistema operacional pode operar. Quando foram lançados os primeiros processadores de 64 bits, estes que na época

Relacionados