gshjhsgahb

722 palavras 3 páginas
Trabalho realizado por: Cláudia Marques nº4 TRB11
Disciplina: Português
Modulo 11 – Textos Épicos e Textos Épicos-Líricos
Ano letivo: 2013/2014
1. Texto de opinião sobre o filme “Gaiola Dourada
O filme “Gaiola Dourada” retrata a emigração da comunidade portuguesa para países europeus, nomeadamente França.
Este fenómeno dá-se devido às condições financeira que o nosso país atravessa atualmente, embora já se tenha assistido a semelhante emigração nos anos 60 e 70, devido à guerra colonial.
É um filme que dá a conhecer as condições de vida e as profissões que os portugueses têm no estrangeiro.
Faz-nos pensar que muitas vezes saímos de Portugal em busca de melhores condições de vida, e acabamos por fazer coisas que aqui (Portugal) se calhar não faríamos, como por exemplo lavar escadas ou ser porteira de um prédio. Estas profissões não são muito bem remuneradas, tanto no cá como no estrangeiro, dando muitas vezes para viver com o indispensável e para pagar contas da eletricidade ou gás.
No entanto, nos países de acolhimento os salários são mais elevados que em Portugal, dando para comprar algumas coisas que muitas vezes são difíceis de comprar no nosso país, pois o são caros e o poder de compra das pessoas é baixo. Por isso quando os nossos emigrantes regressam, no Verão, trazem carros, roupas, etc., de marca dando a sensação que soa muito bem remunerados, o que nem sempre acontece, como podemos ver.
O filme dá-nos a sensação que os portugueses são muito trabalhadores, aceitando todos os desafios e situações que lhe são impostas.

2. Texto de reflexão
Estes versos dizem-nos que os marinheiros tiveram de sofrer para alcançar o seu o objetivo – a passagem do cabo Bojador, que era um ponto difícil de ultrapassar pois a ondulação é muito forte devido ao cruzamento dos dois oceanos.
Eu concordo com estes versos “Quem quer passar além do Bojador /Tem de passar alem da dor”, pois tudo na nossa vida tem de ser

Relacionados