gshfg

1944 palavras 8 páginas
Streptococcus pyogenes
É com cultura de amostras retiradas do doente, e observação microscópica com técnica de Gram. A sorologia (análise de anticorpos) também é útil. Deve-se seguir a linha de raciocínio: Gram Positivo dispostos em cadeias ou pares esféricos ou ovóides; Catalase Negativo; Oxidase Negativo; Presença de Beta hemólise em cultura de ágar sangue; Por fim antibiograma para identificação de sensibilidade a Bacitracina fechando o diagnóstico laboratorial. http://pt.wikipedia.org/wiki/Streptococcus_pyogenes Staphylococcus aureus

1)AMOSTRAS
O diagnóstico laboratorial é feito através de análises de amostras colhidas de pacientes com suspeitas da doença. A detecção bem sucedida dos microorganismos numa amostra clínica depende do tipo de infecção (abscesso,bacteremia,impetigo,etc) e da qualidade do material submetido à análise.
Swab superficial –quando com o auxílio do swab (um chumaço de algodão ou outro material absorvente é fixado á extremidade de um bastão ou arame) é feita a coletagem superficial do material. Ex:Abscesso- para obtenção de material de abscesso, a base do abscesso deve ser raspada com swab.
Pus-o pus aspirado consiste basicamente em material necrótico com relativamente poucos microorganismos, de modo que estas amostras não devem ser coletadas (não auxiliam muito na detecção)
Sangue – observam-se poucos microorganismos no sangue de pacientes com bacteremia (bactérias circulam pelo sangue sem se multiplicarem), cerca de um microorganismo/ml de sangue.
Aspirado traqueal -é feito nos casos de doenças respiratórias por S.aureus.
Líquido cefalorraquidiano Todas estas amostras coletadas são submetidas a exames, que podem ser físicos, bacteriológicos e bioquímicos.
Os exames bacteriológicos são feitos através de inoculação das amostras em meios de cultura ou são feitos esfregaços das amostras e as lâminas são observadas no microscópio.
Os exames bioquímicos mais conhecidos são: o teste da catalase e da coagulase.
2)ESFREGAÇOS

Relacionados