gsgysygsygsyg

482 palavras 2 páginas
Campinas –sp

2014

Definição
O Brasil apresentou nos últimos anos um aumento significativo da utilização das reservas de água subterrânea, sendo que atualmente, o Estado de São Paulo destaca-se como o maior usuário das reservas hídricas brasileiras.(sabesp)
A dureza é uma característica natural das águas, quando a água entra em contato com rochas calcáricas e rochas dolomiticas, sais de cálcio e magnésio são dissolvidos dando a propriedade de dureza.Denomina água dura, aquelas com presença de íons metálicos polivalentes dissolvidos, predominantemente os cátions de cálcio e os de magnésio.
A dureza divide-se em dureza temporária e dureza permanente. A primeira é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos e pode ser eliminada por meio de fervura da água. A segunda é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, os quais não são suscetíveis à fervura. À soma da dureza temporária e permanente dá-se o nome de “Dureza Total” da água.

Como se manifesta:
A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, tem um sabor desagradável e promove a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e por vezes nas torneiras e chuveiros.

Legislação:

O Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de agosto, respeitante à qualidade da água para consumo humano, não estabelece o valor paramétrico para a dureza total.
Os níveis de dureza da água distribuída no Concelho de Serpa situam-se entre 170 e 330 mg/l de carbonato de cálcio (CaCO3), sendo a mediana de 230 mg/l (CaCO3).
Métodos:
É o método mais comumente empregado na determinação de dureza, sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus

Relacionados